Para realizar uma campanha de sucesso é fundamental a criação de uma estratégia de anúncios online. Uma vez que, esta é uma das maneiras mais eficientes de trazer tráfego até suas plataformas e alcançar resultados práticos de vendas.
O Google Ads é uma das mais assertivas ferramentas que dispomos para conseguir chegar nesse objetivo.
Através deste recurso é possível colocar o nome da sua marca no topo das pesquisas nos principais buscadores da plataforma.
Para tal, separamos este artigo que ajudará você a percorrer os melhores caminhos para a elaboração de uma campanha Ads qualificada.
Logo, nesta leitura você irá compreender do que se trata o Google Ads, seu funcionamento, criação de campanha, produção de anúncios e ainda terá acesso a mais completa lista das dicas mais indicadas para sua campanha virtual ser um sucesso!
Entendendo o Google Ads:
Google Ads é um dos recursos de marketing digital que mais gera campanhas de sucesso pela internet. E por consequência disso, propicia o aumento de receita das empresas que o adotam como metodologia de propaganda.
Por meio dele, a sua propaganda é exibida em links patrocinados, sempre que algum usuário faz uma busca na internet. Esses anúncios costumam ser exibidos nos resultados de pesquisa, ao serem associados com as palavras-chave usadas na busca e previamente cadastradas na criação da sua campanha.
O que evidencia o quão significativa é a ferramenta, pois, nada mais eficiente que exibir um anúncio pertinente e o mostrar diretamente a quem está procurando exatamente pela solução, produto ou serviço que você está oferecendo. Isso tudo na mesma hora em que a pessoa realiza a busca, logo de cara.
Com tudo, resumir o Google Ads a apenas isso, seria algo leviano, dada a maleabilidade deste dispositivo.
Muito além deste formato de anúncio existem também outros métodos de divulgação.
Por exemplo, suas propagandas podem ser exibidas como:
– Banners;
– Vídeos;
– Anúncios em áreas específicas;
– Sites que trabalham com o Google.
E o diversificado aglomerado de sites que são parceiros do Google, formam algo conhecido como: a Rede de Display. Nela estão associados mais de dois milhões de sites, inclusive o YouTube, tido como o segundo maior buscador do mundo.
Compreenda o funcionamento do Google Ads:
A teia de pesquisa se estrutura pelos resultados de busca do Google e de sites parceiros. As propagandas são exibidas em áreas de destaque nos resultados de busca. Costumeiramente nas quatro primeiras posições dos resultados. Já para as palavras-chave de alta competitividade, podem aparecer anúncios nas 3 últimas colocações.
Esta rede de pesquisas é composta por, além dos sites de pesquisa do Google, os resultados de conceituados buscadores, como Terra e UOL, por exemplo. E em sites de menor alcance, mas que possuem ferramentas de busca internas e que compõem uma fração da rede de afiliados ao Google.
O maior benefício dessa função é viabilizar a exibição dos seus anúncios para pessoas interessadas. Portanto, para os usuários que estão pesquisando sobre serviços e produtos de alguma empresa específica.
Assim, suas chances de receber um clique são aumentadas.
Dicas para otimizar sua Campanha Ads:
1- Trace objetivos consistentes e realistas.
Para dar início a uma campanha de sucesso, é necessário que os objetivos sejam estabelecidos de forma clara. Para isso, estabeleça metas plausíveis de serem analisadas e cumpridas, e não se esqueça de escalar as proporções e quantidades.
Dessa forma, será possível quantificar seus resultados, concordando com o resultado obtido previamente. Portanto, é fundamental entender em quanto tempo você pôde registrar um aumento de vendas, por exemplo.
Essa informação é preciosa e te dirá quanto investimento será necessário para bater as metas.
2- Estude seu público e planeje estratégias.
No decorrer do planejamento da sua campanha, colete o maior número possível de informações e dados sobre o perfil real dos seus clientes. Uma ferramenta muito importante nesse processo é o Google Analytics.
Com este recurso você pode analisar:
– Qual o caminho percorrido até o usuário chegar às suas plataformas;
– Qual tempo gasto pelos visitantes no seu site;
– Uma vez na sua plataforma, quais são os produtos/serviços mais procurados;
– Quanto, em média, cada cliente gasta em suas compras;
– O número de visitas que seu site consegue atualmente;
– Qual a origem dessas visitas.
Deste modo, quanto maior a quantidade de informações você recolher, maiores serão suas chances de formular uma campanha responsiva, uma vez que esse tipo de pesquisa ajuda a entender o que o seu público realmente espera de você.
3- Conheça a concorrência e o que ela tem feito.
Mesmo que seu site seja bom aos seus olhos e seu produto possua qualidade real e condições práticas de competitividade no mercado, é importante saber a quantas andam as ações dos seus concorrentes. Uma vez que mesmo com esses fatores positivos, você pode ainda ter alguma dificuldade em emplacar as vendas.
É importante identificar:
– Quem são seus maiores concorrentes na plataforma do Google;
– O que eles publicam, de que forma e em que momento os anúncios são veiculados;
– Qual lugar eles ocupam no ranqueamento;
– Se mantêm sempre o mesmo naipe de anúncios ou se de tempos em tempos eles reformulam a campanha;
– O que norteia suas ações;
– De que maneira seus anúncios direcionam os usuários.
Com estes dados em mãos você fazer um comparativo, mantendo o que dá certo e dispensando ações equivocadas e que não refletem os conceitos do seu cliente.
4- Crie estratégias inteligentes.
Sua equipe deve criar uma estratégia que possua conformidade com seus objetivos.
Note que não existem fórmulas mágicas para elevar o número das suas vendas ou otimizar o tráfego da sua página. Logo, o único modo de chegar a isso, é estudando o comportamento do público e elaborando estratégias que façam sentido e estejam em consonância com o que eles buscam.
5- Evite o uso de palavras-chave duplicadas.
Essa é, inclusive, uma dica que o próprio Google nos dá. O aconselhável é que em cada campanha você utilize palavras-chave distintas, uma vez que essa duplicidade fará com que os seus anúncios concorram entre si pelo espaço.
6- Experimente formatos diferentes de anúncios.
Não permaneça sempre na mesma ação. Isso faz com que as suas campanhas se tornem engessadas e sem efetividade, pois o público se cansa rapidamente de tudo que é repetitivo.
Arrisque (com responsabilidade), experimente diferentes textos, formatos distintos e ações de marketing que sejam vistas como uma novidade pelo público, assim você desperta a atenção deles e gera maior engajamento.
7- Segmente seus anúncios.
Um erro muito comum, acontece quando você direciona seu cliente apenas para a página inicial do seu site, o fazendo dispender de tempo para chegar até o anúncio de um produto específico.
Com a velocidade de informações, ninguém mais tem tempo a perder procurando um produto pelo qual já nutre interesse. Por isso, é importante linkar o anúncio com a página específica de venda daquele produto.
8- Teste a todo momento.
O Google Ads disponibiliza diversas ferramentas que mensuram o desempenho das suas propagandas, se valha delas e utilize os dados para saber qual seu próximo passo, aproveitando ao máximo o potencial de cada campanha.
Algumas ferramentas possibilitam a criação de diferentes formatos de anúncios, o que faz com que você possa diversificar suas ações e testar qual propaganda surte maior efeito nas pessoas.
O melhor é que isso pode ser feito durante toda a campanha, independente do estágio em que se encontra.
Ainda que à primeira vista, criar uma campanha aparente ser algo extremamente difícil, com estudo de campo e dedicação é possível concebê-la da melhor maneira, com resultados práticos e atingindo seus objetivos enquanto empreendedor. Para isso, procure sempre o máximo de informações e entenda como a plataforma trabalha.