Contratar uma agência de marketing é primordial para o desenvolvimento de campanhas inteligentes e direcionadas que irão, através das estratégias elaboradas pela agência de marketing, colocar a sua empresa, produto e conceitos em absoluta evidência. É importante saber que uma agência de marketing é munida de uma equipe diversa, o que faz com que a agência de marketing atue em várias frentes de trabalho com ações focadas em públicos distintos sem que nenhuma perca a qualidade.
Profissionalizar a propaganda da sua empresa com os serviços de uma agência de marketing, faz com que você evite uma série de erros que tendem a ocorrer quando opta por manter o serviço amador.
Confira a seguir os maiores erros de quem não profissionaliza sua propaganda:
1- Exagerar nas informações irrelevantes.
Quando você sobrecarrega seu público de informações, é inevitável que chegue um momento em que eles irão parar de gravar o que você está dizendo. E isso gera desinteresse.
Apesar desse limite de aceitação ser individual, em algum momento até os mais resilientes irão se cansar desse excesso. Isso se aplica perfeitamente a conteúdos repetitivos, extensos e de cunho exagerado.
Não existe a possibilidade de passar mais do que três grandes conceitos para o público de uma só vez. Você irá cansá-lo e afastá-lo da sua marca invés de atraí-lo.
Trabalhar no limite da capacidade mental pode trazer insegurança em relação à habilidade de entender e colocar em prática o que está sendo transmitido.
Se sufocar sua audiência com muitas informações não funciona, por que algumas pessoas do setor de marketing fazem isso?
Bom, muitos são realmente bem-intencionados, porém não possuem a experiência que uma agência de marketing pode agregar.
Já outros, apenas replicam o que veem por aí sem a mínima ideia das razões por trás daquela atitude.
O que uma agência de marketing faz para evitar isso?
A agência de marketing tende a desenvolver ferramentas que façam uma assertiva leitura dos clientes e entendam qual o limite de informações que prende aquele público, bem como essa informação deve ser passada para se tornar mais atraente.
Por mais que o conteúdo seja honesto e verdadeiro, não é bom que você seja repetitivo e poste diversas vezes ao dia sobre o mesmo assunto.
Faça uma postagem bem-elaborada e precisa, deixando-a rolar e fazer o seu trabalho.
Outro erro comum é não alocar o seu conteúdo para o entendimento do seu público. Veja bem, se você fala para acadêmicos, é natural que use uma linguagem culta, contudo se o seu público é jovem ou mais popular, não faz sentido manter o tom, logo, uma linguagem mais informal é totalmente plausível.
2- Não estruturar suas postagens.
Não manter uma estrutura coerente em uma publicação, é o mesmo que ouvir uma música de trás para frente, ela não fará sentido algum.
Assim são as publicações nas quais o texto não combina com a imagem, o corpo da postagem não faz sentido, a estrutura dos banners não se comunica com o naipe do site e assim por diante.
A estrutura de um post deve atuar com pilares que estruturam as ideias para que elas façam sentido.
Ao não contar com os serviços de uma agência de marketing, você deixa de obter as vantagens de um designer profissional e de um diretor de criação que irá entender o seu público e estipular como cada conteúdo deve ser criado de modo a agradar os espectadores.
3- Falhas na promoção de conteúdo online.
O conteúdo online deve ser promovido adequadamente, e por isso, não pode ser postado em horários equivocados ou dias em que suas redes e páginas possuem menor movimento.
Além disso, muito conteúdo promovido, é pago, aumentando a responsabilidade de que a promoção seja realizada profissionalmente.
Imagine que você criou o conteúdo perfeito, mas perdeu o timing da postagem ou postou em um dia ruim, e pior, você investiu recursos da empresa naquele conteúdo. Certamente você ficaria frustrado.
A criação é somente parte do montante que leva uma campanha ao sucesso, o restante é relacionado com hora e dia da postagem e impulsionamento no tempo correto.
Além disso, é preciso criar uma conexão com o público para que este se sinta parte de todo o processo, e isso só é possível com uma análise profissional daquilo que o seu público alvo está buscando.
4- Deficiência na persuasão e déficit de influência.
Para convencer alguém a aderir ao seu produto, contratar sua empresa, utilizar sua marca ou corroborar com as suas ideias, é preciso que você tenha influência sobre aquela pessoa.
Contudo, essa pessoa não pode se sentir manipulada e muito menos obrigada a se alinhar com você.
Por isso, a agência de marketing possui meios para fazer com que seu público se identifique com o conteúdo postado e passe a acompanhar espontaneamente as suas páginas.
Nenhum trabalho será eficaz se você não persuadir a sua audiência a aderir aos seus conceitos e prestar atenção no que você tem a dizer.
É importante motivar o público a interagir com o conteúdo, sabendo o que é importante para eles, como eles pensam, o que os motiva, do que eles não gostam, etc., assim você vai lapidando o conteúdo para ir ao encontro do público.
Você também deve se atentar a:
– Saber o que as pessoas querem de você;
– Não julgar ninguém;
– Diversificar a escolha do público;
– Apresentar aos leads casos reais de pessoas que utilizaram seu produto ou serviço;
– Se fazer confiável;
– Dar voz a quem deseja falar.
5- Publicar conteúdo bom em um canal ruim.
É importante saber qual tipo de conteúdo se adequa a cada canal de comunicação, site e rede social.
Não adianta publicar vídeos curtos em uma rede onde as pessoas estão interessadas em vídeos longos, ou fazer um texto enorme para redes de textos curtos.
É muito comum que empresas que não contam com uma agência de marketing, errem na postagem de conteúdo.
Não é porque determinado conteúdo deu certo em uma rede, que ele irá se sair bem em outra. Você pode tentar adaptar esse conteúdo, mas repetir ele não é uma boa ideia.
Novamente a importância da agência de marketing fica acentuada quando mencionamos apenas alguns dos muitos erros que a falta de um serviço profissional acarreta. Existem ainda questões mais aprofundadas que podem prejudicar a empresa caso não haja uma observância adequada.
Por isso, opte sempre por serviços profissionais de pessoas que se dedicam ao segmento e empenharam tempo e recursos se especializando nos assuntos pertinentes.