Você já parou para refletir sobre qual seria a melhor maneira de utilizar o sistema de metas para assegurar o sucesso da sua equipe de marketing? Vamos enumerar estratégias para você compor os formatos em que irão guiar as metas do seu time e atingir o sucesso junto à equipe.
Inicialmente iremos tratar sobre as maneiras mais comuns de atingirmos uma meta comercial.
Você pode ir pelo caminho mais simples e apenas criar números de metas, quando não se tem uma clareza dentro da empresa se aquela meta será boa ou ruim, ela vale como uma estimativa e é um formato muito comum usado por algumas áreas comerciais, servindo futuramente como parâmetro.
O segundo modo, é decompondo a meta da empresa para números comerciais, sendo assim, a empresa terá um objetivo de concretização de negócios e, é através deste objetivo, que estará comumente relacionado ao setor de faturamento, que você fixará sua meta de vendas.
Esta segunda forma, se caracteriza como algo mais profissional e promissor, por isso vamos focar no desenvolvimento deste tipo de trabalho.
É preciso entender como chegar até essa meta se baseando nos números já existentes dentro da empresa para evitar operar no vermelho. Note que devemos seguir algumas etapas para isso:
– Deve-se ter acesso às metas de faturamento da empresa, de preferência usar o número final anterior como base e considerar a taxa de crescimento que a diretoria da companhia almeja ter;
– Ainda deve ser discutido e acertado com a gerência, qual a porcentagem do faturamento total será de responsabilidade do setor comercial, uma vez que não adiantará a equipe de marketing e vendas alcançar seus objetivos e o setor de entregas não cumprir sua parte, por exemplo;
– Com estes números em mãos, distribua-os entre os times da firma, para que cada um tenha ciência da sua parte e trabalhe em prol do objetivo;
– Considere a equidade na hora de distribuir os pesos das responsabilidades de cada time. É natural que uma equipe formada em sua maioria por funcionários seniores, tenha uma meta maior;
– Trabalhe com submetas. Ou seja, cada equipe terá uma meta geral, porém cada integrante possui uma meta individual baseada em seu nível.
Boa parte do sucesso comercial de uma companhia vem da distribuição e definição adequada das metas. Se seu time de marketing tiver uma meta consoante a da empresa e delegada de forma inteligente, eu consigo alcançar o alto percentual de sucesso comercial.
A outra parte do sucesso da sua campanha comercial, dependerá do acompanhamento e dos ajustes acertados com a empresa.
Muitos se perguntam como devem acompanhar seu time de marketing junto às metas e qual o melhor formato para realizar esta supervisão. Para esta questão temos algumas soluções:
– Pode ser feito um acompanhamento diário, o que é recomendado para empresas que possuem um número elevado de vendas em um só dia;
– Há também o acompanhamento semanal, que deve ser implementado quando o conjunto das vendas semanais fornece informação necessária para que sejam extraídas análises. Neste formato de acompanhamento, é necessário observar o desempenho dos vendedores e do time de modo geral, introduzindo ajustes caso sejam necessários, objetivando sempre o alcance das metas propostas;
– Ainda existe um acompanhamento mensal para verificar se a meta será atingida e questionar o que poderá implicar em entraves para que isso aconteça;
– Por fim, temos o acompanhamento trimestral, este consegue projetar se a meta anual será alcançada. Neste ponto, caso note não haver possibilidade de bater a meta daquele ano, comece a rever as expectativas de metas e as ações do marketing. Expandindo esta análise para um nível semestral, você poderá observar como seu time vem se comportando e quem não bateu sua meta neste período.
É interessante, por vezes, reunir sua equipe e ouvi-la, para saber quais suas dificuldades, incentivar as metas e dirigir as ações de forma coesa. Assim o seu time de marketing pode atingir suas metas com maior assertividade e compreensão sobre os rumos que seus serviços dão à empresa.