Devido aos últimos acontecimentos no Brasil e no mundo, muitas empresas perceberam a necessidade de trabalhar em home office para manter as atividades e não aumentar ainda mais a crise pandêmica.
Com grande parte dos colaboradores realizando suas tarefas em casa, existe a necessidade organização para que nada saia do controle e o bem-estar, eficiência e produtividade no trabalho continue em alta.
Por isso preparamos algumas dicas essenciais para se organizar no home office:
Espaço, conforto e bem-estar
Primeiro de tudo é importante escolher o local ideal para instalar o home office, quarta ou sala, de preferência um local tranquilo, silencioso e privativo, mas que o mantenha motivado e inspirado para realizar suas tarefas. O conforto é essencial, uma boa cadeira, uma mesa na altura ideal, uma iluminação adequada, irão proporcionar bem-estar durante o trabalho. É importante dar atenção à ergonomia, com a tela do computador na altura dos olhos, coluna ereta, braços devidamente apoiados são importantes para a sua saúde. Faça pequenas pausas durante o dia para alongar e esticar as pernas e tomar um café.
Iluminação
Trabalhar em casa possui suas vantagens como usufruir da luz natural. Coloque sua mesa perto da janela, que além de aproveitar a luz natural, é possível receber ventilação fresca.
Limpeza e organização
Manter a mesa limpa e o ambiente organizado é essencial para manter o foco no trabalho. Deixe na mesa apenas o essencial para o trabalho, evite acúmulos de papeis e objetos que poderão te atrapalhar e limpe a poeira acumulada diariamente. Esconda os fios para evitar bagunça e poluição visual. Manter o ambiente clean é importante.
Armazenamento e acessibilidade
Como dito acima, evite acúmulos de papeis e objetos na mesa, utilize pastas, caixas e etiquetas para organizar e armazenar documentos e objetos e guarde no armário ou gaveta. Separe uma gaveta ou armário de fácil acesso para armazenar objetos e documentos de uso constante como pen drive, materiais de escritório, calculadoras, etc.
Invista em organizadores, como porta canetas, porta-trecos, caixas pequenas e cestos e organize em prateleiras, gavetas e armários. Os organizadores são grandes aliados para otimizar e organizar o trabalho em home office, o acesso ao material e facilitar a limpeza.
Horário de trabalho
Estabeleça e cumpra um horário de trabalho. Organizar a rotina do trabalho com horários estruturados é essencial para manter a disciplina no home office. Trabalhar sem horário para começar e para terminar ou até mesmo para almoçar cria muitos cenários negativos, como longas jornadas, procrastinação, alimentação desorganizada, cansaço, desorientação, entre muitos outros fatores prejudiciais ao home office. Portanto, estabeleça um horário para começar e terminar, um horário para o almoço e com isso você conseguirá organizar suas tarefas dentro do tempo estabelecido.
Vida Pessoal x Profissional
Saber separar a vida profissional da vida pessoal trabalhando em home office é muito importante. Por isso, estabelecer a rotina de horários e um espaço privativo é crucial. Durante o expediente foque apenas no trabalho, esqueça fatores que lhe tirem atenção, como televisão, brincadeiras com filhos ou conversas paralelas com os membros da casa, peça para respeitarem seu horário e ambiente de trabalho.
Seguir essas dicas é crucial para que seu trabalho em home office flua com eficiência e você possa manter a produtividade em alta, a saúde em dia e a qualidade de vida e de trabalho.