O e-commerce é um formato de comércio em que as vendas são realizadas de forma online, seja por meio de plataformas específicas para e-commerce, aplicativos de mensagens, sites ou redes sociais utilizadas pelos proprietários do e-commerce. Porém, nem todo mundo conhece os detalhes sobre como fazer a propaganda do seu e-commerce e acabam perdendo tempo e investimentos em ações inconclusivas e que não alavancam as vendas.
Visando dissipar suas dúvidas sobre como aumentar as vendas do seu e-commerce e conseguir se destacar da sua concorrência, separamos algumas dicas de bons procedimentos a serem adotados por quem possui um e-commerce.
1- Invista em marketing de conteúdo.
O marketing de conteúdo é uma das melhores ferramentas para evidenciar o seu e-commerce, pois é mais um atrativo para o seu público-alvo ser direcionado ao seu canal de vendas, e assim, ser guiado para a jornada de compra.
É preciso demonstrar autoridade nos assuntos abordados e saber expor o seu conteúdo, indo ao encontro do que o seu público-alvo costuma procurar. Para isso, existem diversas pesquisas que podem ser feitas com o tipo de cliente que busca o seu segmento de atuação, além de análises sobre os dados que as suas plataformas já apresentam.
Caso ainda não possua, é muito importante criar formas para ser encontrado pelas pessoas, algumas dicas para colocar isso em prática são:
– Crie um blog e invista tempo inserindo conteúdo;
– Se torne ativo nas redes sociais e mantenha uma rotina de interação;
– Aposte nas newsletters com conteúdos relevantes e ofertas de negócios;
– Envie algum material impresso sempre que vender um produto.
2- Aposte em conteúdo de vídeo.
O seu e-commerce certamente será destaque ao começar produzir vídeos sobre os produtos e sobre assuntos relacionados aos produtos.
Os dados acerca de vídeos aplicados aos e-commerces são realmente impressionantes, pois evidenciam que a maior parte das pessoas que efetua uma compra, assiste os vídeos sobre os produtos que consome, uma vez que acredita que assim, conseguem melhores informações e dados sobre aquele produto ou serviço. Isso ainda aumenta a confiança e fortalece os laços entre você e os seus clientes.
3- Utilize textos com SEO.
As pesquisas de campo no setor apontam que um e-commerce que produz conteúdo aplicando técnicas de SEO, consegue quase 14x mais visitantes e quase 6x mais clientes se comparado a um e-commerce que não se vale deste recurso.
Sendo assim, não restam dúvidas de que esta ferramenta é uma importante aliada para o crescimento do seu e-commerce.
Estes três princípios são o básico para otimizar seu alcance e angariar novos clientes para o seu e-commerce. Todavia, não basta apenas atrair o cliente, hoje em dia é preciso deixar claro que aquele ambiente foi pensado para ele e que ele é parte ativa desse processo de compras.
Por isso, assegure que a experiência do usuário nas suas plataformas seja a melhor de todas! Seu público deve se sentir confortável e impelido a retornar.
Preste o melhor atendimento, se possível, até melhor do que faria se o seu comércio fosse físico.
É importante lembrar que algumas pessoas ainda sentem receio em fazer compras pela internet, então deixe o seu cliente sempre confortável e faça de tudo para garantir o seu bem-estar.
Ofereça um suporte completo para qualquer necessidade que ele tenha, se mostre sempre cordial e disposto, elabore uma lista de possíveis dúvidas e tenha sempre respostas objetivas e conclusivas.
E o mais importante: resolva qualquer problema definitivamente. É extremamente desagradável para um cliente, precisar entrar em contato diversas vezes com uma loja virtual por conta de problemas com a sua compra.
Não se esqueça também de investir em fidelização com cashbacks, cupons de desconto e algo que faça o seu cliente sentir-se exclusivo, como um cadastro ou cartão fidelidade que o recompense futuramente.
Por fim, aposte o seu marketing em uma agência especializada que possa gerir seus perfis e páginas com o que há de mais responsivo no mercado, criando análises baseadas em fatos, traçando estratégias, elaborando campanhas, etc.
Seguindo essas dicas você terá o que precisa para diferenciar a sua marca das demais e ganhar espaço no mercado com crescimento real de vendas e fidelidade dos clientes.