Com a constante mudança e progressão do segmento de marketing digital, todos os dias surgem novos métodos, estratégias, ações e tudo quanto é tipo de novidade que se relaciona com este mercado. Para se manter no topo do marketing, os profissionais precisam estar bem-antenados sobre cada tendência que surge e ter ponderação a respeito daquilo. Cabe refletir se tudo que aparece como uma grande novidade, não se trata somente se uma repaginada naquilo que já existe ou simplesmente uma tática antiga rebatizada para tentar angariar adeptos.
O fato é que o mercado é cíclico, e, o que você jamais poderá permitir, é que seu time de marketing fique para trás. Para isso, é fundamental se manter a par das principais atualizações do seu ramo de trabalho.
Por se tratar de um mercado dinâmico, o marketing digital passa por constante evolução. Contudo, existem recursos dos quais você pode dispor para se manter sempre em dia com o que aparece por aí.
Busque sempre por referências, consuma conteúdo relacionado ao seu trabalho, leia autores que são ícones na área, siga as redes de quem tem feito sucesso e procure adquirir toda a informação que puder.
Neste ponto, seu senso crítico deve falar mais alto. Se você tem um dom natural para isso, ao iniciar o consumo de um conteúdo você poderá levantar as seguintes questões:
– O que há de novo, funcionará para suas ações?
– O que está diretamente atrelado ao assunto?
– Sua equipe, orçamento e marca, portam o que há de novo?
– Se trata de um conteúdo realmente atual?
– A fonte das informações é segura?
– Quais adaptações e alterações você precisará para colocar em prática o que há de novo?
Veja se estas questões podem se encaixar no contexto em que você se encontra antes de tomar qualquer decisão.
Em contrapartida, não tomar nenhuma atitude para atualizar suas estratégias, é o pior erro que você pode cometer no mundo do marketing.
Permanecer omisso enquanto o mundo muda ao seu redor, é um caminho fadado ao fracasso. Você não pode ver sua concorrência se atualizando e buscando técnicas inovadoras, ao passo que você se mantém estagnado. Isso reflete diretamente na imagem que seus clientes terão a respeito da sua propaganda.
Note que o mundo mudou drasticamente em pouco tempo. Conceitos e credos vêm sendo modificados e se moldando à modernidade. Logo, é fundamental que você não se torne obsoleto.
Além dos blogs, sites e livros, procure por eventos focados em disseminar os novos conhecimentos sobre o marketing, pois com eles você pode se beneficiar tanto com as grandes feiras anuais, quanto com pequenas reuniões de networking, palestras, encontros, etc.
Leia também os relatórios periódicos do mercado para saber o que as pesquisas falam sobre as tendências.
Contate outros profissionais para uma troca de informações e sempre faça testes antes de efetivamente colocar em prática tudo que vier por aí.
Por fim, esteja sempre atualizado quanto ao que pode de fato funcionar para você e seu público. Sem ter medo de se reinventar e desbravar áreas pouco ou não exploradas.