Ao lidar com clientes, naturalmente você passa a notar que as impressões que estes adquirem sobre seu serviço, produto e marca, influenciam diretamente na experiência que ele terá ao usufruir daquilo que você oferece.
Seu objetivo claramente deve ser impactar seus clientes, de modo que estes passem a te notar como algo fundamental para o cotidiano deles, então, através disso, aumentar suas vendas.
É aí que entra o CX (Customer Experience). Muito mais do que somente um chavão da indústria, esta ferramenta, se utilizada corretamente, otimiza significativamente as vendas e melhora a fidelidade do cliente para com a sua marca.
Definindo o que é a Experiência do Cliente:
Nada mais é do que a percepção que um consumidor dos possui a respeito da sua marca, se baseando na interação que este teve com a sua empresa. Vem a ser o acúmulo de sentimentos que ele desenvolve após cada contato feito com você.
Antes de tudo, a forma como eles chegam e interagem com a sua marca, irá moldar a percepção deles sobre a experiência. A aparência da sua propaganda e dos seus produtos, o som de um vídeo promocional, a estética e o conceito, tudo isto pesa sobre as impressões dos clientes, eles farão seu julgamento sobre se aquilo lhes parece confuso ou pouco profissional, pode não soar justo para alguns, mas a aparência é tudo.
Após isto, vem a experiência em si. Veja bem, você pode ter a propaganda mais polida do mundo, mas se a interação do cliente não for satisfatória, ele irá criticar sua empresa e fará uma avaliação negativa da sua marca.
O atendimento ao cliente também desempenha um papel importante na forma como estes se sentem em relação a seus produtos ou serviços. O importante aqui é reconhecer as observações e se movimentar de modo a corrigir o que estiver em desacordo com a expectativa que aquela pessoa ou grupo nutre acerca de você.
Na prática a experiência do cliente acontecerá de toda forma e cabe ao empresário saber como lidar com isso.
Gerindo a Experiência do Cliente:
O gerenciamento da experiência do cliente é o que determina se você vai ou não transpor este fato de modo a potencializar seus lucros.
Ele visa garantir que seu público tenha uma interação positiva com a sua empresa em todos os momentos do contato.
Isso é possível através de pesquisa, análise e melhora dos pontos ressaltados como fracos pelos clientes em relação a marca, todo o espectro deve abranger como sua equipe os trata, a rapidez com que sanam suas dúvidas ou apresentam soluções, passando também pelas características visuais da ambientação em que sua marca está inserida.
A satisfação do cliente é o foco, uma vez que clientes satisfeitos, retornam, gastam mais e recomendam sua empresa para outras pessoas. Este também é um ponto crucial, já que uma boa parcela dos clientes, tende a confiar em recomendações de amigos e parentes do que unicamente nas propagandas.
Parte da estratégia passa por medir a experiência do cliente, através de pesquisas de satisfação, espaço para sugestões e até levando em conta quantos clientes se importaram em responder ou sugerir algo para sua marca.
Leve também em consideração a jornada do cliente, os apontamentos feitos por meio de coleta de dados, ouça sempre o que seu consumidor tem a dizer, leia o que ele diz nas suas redes sociais, na sua caixa de mensagem ou quando ele se dirige diretamente a você.
Use todas as técnicas possíveis para uma boa gestão de CX.
Passo a passo da aplicação do Customer Experience:
Primeiro, conheça seu cliente a fundo, você já notou que aplicar as medidas de CX, implicam em ter uma leitura completa sobre quem consome seus produtos.
Em segundo lugar, você deve considerar as preferências dos compradores cada vez que for tomar uma decisão, pense em como seus conteúdos afetam quem os assiste e escolha meios de comunicação que sejam preferência entre os clientes.
Após isso ofereça soluções e elimine entraves, mapeando os pontos dispensáveis ou de pouco efeito na jornada que o consumidor faz do primeiro contato até a compra e fidelização. Leve em conta que quanto menos trabalho ele tiver para comprar, mais ele terá a noção de que fazer negócio com você é muito fácil. Tornando então o processo de compra ágil e prazeroso.
O próximo passo é integrar seu pós-venda a experiência, esta tática faz com que você colete mais informações além de identificar entre os clientes, quais são os promotores em potencial da sua marca.
Então você chega na etapa de análise de resultados, esta te permite ajustar as medidas de marketing, contato e venda, para justamente aquilo que os consumidores estão esperando e procurando, dando então um destino certo para seus esforços.
Por fim, aplique as melhorias necessárias, se lembre que informação sem ação é o mesmo que nada, então use tudo que tiver em mãos para tornar sua marca mais atraente.