A pandemia que se iniciou em 2020 e se estende até os dias de hoje e a obrigatoriedade de fechar as portas do comércio físico para impedir o avanço do vírus, forçou muitas empresas a se adaptarem e buscarem novos canais de venda.
Uma das alternativas mais utilizadas pelos comerciantes para manter as vendas é o WhatsApp, e muitos já devem ter percebido que a ferramenta de troca de mensagens não é capaz de suprir totalmente as vendas pela internet, e há alguns motivos para isso.
O WhatsApp Business é uma excelente ferramenta de comunicação entre cliente e empresa, mas não funciona tão bem na hora de vender, confira o porquê:
Complexidade de relacionamento – Estabelecer o primeiro contato é mais complexo, pois o cliente precisa primeiro entrar em contato para depois saber o que você tem a oferecer.
Complexidade de mostrar os produtos – Pelo WhatsApp existe uma enorme dificuldade de apresentar o catálogo de produtos disponíveis. A visualização do catálogo é dificultosa, isso pode desanimar o cliente no momento da decisão de compra.
Grupos de WhatsApp – Criar um grupo com clientes pode parecer uma boa, mas na verdade é uma péssima ideia. O aplicativo limita o número de clientes a apenas 256 participantes. Um cliente insatisfeito pode enviar mensagens negativas que desencorajam outros a comprarem com você.
Além disso, o grupo pode virar uma confusão de mensagens e perder o foco de seu objetivo. Gerenciar um grupo demanda muito tempo e paciência.
Necessidade de um número e um celular próprio para vendas – Você precisa de um celular e um número separado de seu telefone pessoal.
Portanto, você terá de andar com dois celulares, além de ter a responsabilidade de responder rapidamente, caso contrário, você pode perder a venda.
Mensurar resultados deverá ser feito manualmente – Enquanto plataformas de E-Commerce e Redes Sociais oferecem mensuração dos resultados automaticamente, o WhatsApp não oferece essa vantagem. Para saber quanto você vende, quantos clientes possui, quantas compras cada cliente fez, total de vendas, projeções futuras, faturamento, entre outros, você terá que fazer tudo manualmente, o que demanda tempo extra de trabalho.
Limitação – O WhatsApp possui uma limitação para criar listas de envio, para isso, é necessário criar inúmeras listas, porém, o aplicativo não suporta o envio de mensagem para mais de uma lista ao mesmo tempo, sendo necessário fazer o envio uma a uma, isso demanda mais tempo desperdiçado de trabalho.
Confusão na comunicação – A troca de informações nas conversas pode se tornar confusa através de más interpretações, dificuldade de encontrar informações necessárias que ficaram perdidas entre diversas mensagens, etc.
Cliente fica no “escuro” – Ao fechar uma venda, o cliente fica sem saber sobre o andamento da entrega, o WhatsApp não oferece a funcionalidade de acompanhamento da entrega, deixando o cliente no “escuro” até receber o produto.
Complexidade no método de pagamento – O WhatsApp não oferece métodos de pagamento, incluindo opções de frete, que será feito através de depósitos bancários, transferências, pix, entre outros, o que dificulta muito a forma de pagamento.
Como é possível perceber, o WhatsApp é uma excelente ferramenta de comunicação, mas não oferece as vantagens necessárias para vender, isso força você a perder muito tempo tendo que realizar trabalhos extras que seriam resolvidos através de uma plataforma de E-Commerce ou Redes Sociais.