Tentar desenvolver uma campanha de marketing sem os dados necessários, é o mesmo que tentar dirigir de olhos fechados, você pode saber toda a mecânica do funcionamento daquele veículo, mas não saberá para onde direcioná-lo.
Por isso, é fundamental coletar o maior número de dados possível para que sua campanha se torne objetiva e entregue ao público aquilo que ele busca.
Entretanto, nem sempre estes dados estão disponibilizados de modo acessível, na verdade, alguns nem estão disponíveis, obrigando a equipe de marketing a garimpar o máximo de informações que puder a fim de segmentar suas ações.
Alguns dados realmente se encontram fora do alcance dos profissionais da propaganda. Segundo recente pesquisa realizada com mais de trezentos líderes de setores do marketing, 42% deles afirmaram que o maior empecilho está em obter uma compreensão profunda e intuitiva em tempo real da necessidade do público, uma vez que a coleta de dados demanda muito tempo das equipes.
Ao que tudo indica, as ações futuras de otimização de marketing, serão focadas em buscar insights em tempo real nos próximos anos, assim os principais CMOs da atualidade, acreditam que poderão ter maior compreensão dos dados necessários para fomentar suas campanhas.
Logo em seguida, os entrevistados pela pesquisa disseram que as análises preditivas são mais um entrave durante a coleta de dados. A falta dela representa um atraso para o direcionamento de campanhas, o que a faz demandar certa prioridade em seu aperfeiçoamento.
A pesquisa ainda fez uma lista com oito recursos de dados que permanecem fora do alcance até dos mais requisitados profissionais do marketing:
1- Disponibilidade de insights em tempo real;
2- Análise preditiva;
3- Fornecimento de dados prescritivo;
4- Governança de cadeia/análise;
5- Insights de análise de sentimentos;
6- Profundidade de insights do cliente;
7- CX orientado a dados;
8- Integração de dados.
Estas são as causas da falta de resposta mais acelerada às campanhas de marketing, onde o negócio de um contratante não consegue ser promovido com efetividade e agilidade, por não dispor de informações necessárias daquele segmento. Isso não é culpa do cliente e tão pouco da agência, na realidade se trata de uma questão tecnológica e de tempo.
Toda campanha pede uma pesquisa que a direcione, porém, para que esta pesquisa de mercado seja realizada, deve-se dispor de algumas informações, o que devido aos fatores mencionados, não ocorre como deveria.
Ainda é possível mensurar algumas barreiras que travam o acesso às informações, tais como ferramentas de tecnologia insuficientes para realizar uma leitura rápida e direta que cruze dados do negócio e de seus clientes, ausência de um processo inteligente de gerenciamento de dados, pois este tipo de informação fica restrito ao setor, logo, o cliente raramente o possui, e, equipes de marketing que passaram por ali anteriormente, as levam consigo quando deixam o serviço. Podemos também mencionar, o controle de dados de outros setores da organização, que custam a chegar para o time de marketing por uma série de burocracias e por fim, os dados que chegam estão sempre desatualizados.
Ao que tudo indica, o setor de marketing irá trabalhar para aprimorar esta coleta de informações e os próximos anos prometem trazer maior velocidade nos dados para que a área expanda seu modo de atuação e otimize suas ações.