Agência de marketing digital em São Paulo | Goodworks

ERP: Entenda o que significa e para que tipo de empresa é indicado

ERP: Entenda o que significa e para que tipo de empresa é indicado

Muitas empresas deixam de potencializar seus lucros por conta de dificuldades de comunicação entre setores, e de meios que concentrem suas informações a seus dirigentes.
Porém existe um programa que ao longo dos anos, tem se mostrado uma contundente solução de gestão e otimização para empresas nos mais diversos seguimentos, o ERP.

O ERP (Enterprise Resource Planning), em português: “Planejamento de Recursos da Empresa”, é um software cujo a função é integrar todos os setores de uma empresa, controlando todas as informações e permitindo que os proprietários, diretores e gerentes, tenham maior poder de decisão e gestão. Também, o ERP auxilia os setores de compra, venda, produção e estoque, norteando parâmetros para planejamentos, pois oferece meios para aumentar a produtividade dos colaboradores, redução de custos operacionais, transparência de gestão, padronização de processos e centralização de informações.

Além disso, o sistema do ERP proporciona meios de estreitar as relações da empresa com o cliente, uma vez que se valendo das informações oferecidas pelo software, o departamento de marketing pode desenvolver estratégias criativas e eficientes, baseados nas informações reais sobre seus clientes.

É a ferramenta ideal para pequenas e médias empresas, por que a diretoria destas, se responsabiliza diretamente pelos principais setores de operação, e, como o software dispõe de meios para que ocorra um acompanhamento e controle simultâneo, o gestor não fica sobrecarregado colhendo informações enquanto tem de gerir as demais atividades.

O método também tem sido adotado por imobiliárias, que vêm abandonando os meios manuais de registro de dados de clientes e informações de departamento comercial, para adotar este modo mais eficaz de relacionar as especificidades de cada negócio.

Empresas de E-commerce vêm se beneficiando das soluções do ERP, como: diversidade de informações agregadas a cada operação e a velocidade com que são atualizadas.

A área da construção também adotou o recurso para melhor se organizar quanto a compra e consumo de matéria-prima, direcionamento de mão-de-obra e prazos de entrega.

Diversos seguimentos do mercado estão se beneficiando das vantagens deste sistema: escritórios, distribuidoras e indústrias optaram por adotar o software e notaram crescimento 35% mais rápido do que empresas que não utilizam o sistema. Definitivamente, é uma ferramenta que veio para ficar e auxiliar empresas que vendem tanto serviços, quanto produtos.

Open chat