A mídia espontânea está diretamente ligada à credibilidade que a sua marca possui. Contudo, conquistar notoriedade de modo orgânico no marketing é algo que deve ser estudado, muito trabalhado e, certamente, compreendido.
Antes de tudo, é preciso entender as distinções entre os espaços que formam os meios de comunicação, isso envolve tanto a parte editorial, quanto o marketing na hora da publicação.
Tudo que você publicar consiste em conteúdo de informação, isso faz com que a opinião pública considere ou não o seu conteúdo informativo, seguro e útil. Esse é o campo editorial, atributo eminente para mídia espontânea.
Formulado e gerido pelos meios de comunicação, este é o espaço em que se publicam os anúncios, sejam televisivos, em mídias virtuais ou por meio de cartazes e outdoors. Logo, a característica fundamental que o diferencia da publicidade comum é a credibilidade, as pessoas conversando positivamente a respeito da sua marca, serviço e produto.
Contudo, no campo publicitário, formado pelos anúncios, o controle da qualidade do conteúdo é inteiramente do anunciante.
Uma vez conquistado o espaço (entenda-se por venda), seja por meio da compra propriamente dita ou outro comercial, o comprador passa a possuir a liberdade de veicular ali o que for mais conveniente para ele.
Um exemplo disso são as propagandas transmitidas nos intervalos dos programas televisivos. Nelas, é possível falar o que bem se entende, uma vez que aquele espaço é comprado e toda a responsabilidade cabe ao anunciante. Isso abarca tanto a interpretação do comercial, quanto a veracidade dos dados apresentados.
Todavia, ao buscar mídia espontânea, é plausível a obtenção sem a obrigatoriedade de um investimento financeiro naquela plataforma.
A troca acontece mediante a qualidade e confiabilidade da informação, que por consequência influencia a percepção do espectador sobre a informação.
No marketing (principalmente no digital por conta do alcance), uma mídia espontânea é adquirida por meio da propaganda positiva que os próprios usuários farão do seu produto.
Uma indicação, o uso durante um vídeo de algum influenciador, são exemplos de como isso pode acontecer.
Porém, conquistar esse grau de credibilidade não é nada fácil. É preciso que o seu produto entregue de fato aquilo que promete e muitas vezes até mais. Surpreender positivamente o indivíduo que consome aquele serviço que você oferece, é a chave para uma mídia espontânea.
A mídia espontânea costuma ser o resultado da soma entre os esforços da linha de produção e as estratégias de comunicação da sua empresa. Este segundo item pode ser obtido através de uma assessoria de marketing qualificada e que tenha compromisso com o trabalho.
É interessante entender que para uma empresa, marca ou serviço, ser mencionado de forma espontânea por alguém de influência ou pela população em geral, significa que uma terceira pessoa que não possui ligação com a empresa, está validando a efetividade daquela marca. Isso é o ápice da propaganda. Não há nada que evidencie mais o sucesso de uma marca do que o reconhecimento e impressões positivas que as pessoas têm dela.
Ainda podemos mencionar, além da credibilidade, outro benefício da mídia espontânea, que é o aumento do retorno em cima do investimento realizado na marca. Uma vez que a publicidade se desenrola naturalmente neste processo, a oneração despendida para ações de propaganda pode ser reduzida e revertida em receita.
Isso é evidenciado pelo fato de que a propaganda tradicional está perdendo espaço para o conteúdo de marca, uma vez que o conteúdo com um perfil informativo, gera a sensação de credibilidade, propriedade e utilidade daquela marca. Isso salta aos olhos do consumidor.
Antigamente isso era comum em informes publicitários e publieditoriais, hoje foi convertido em artigos de blogs, canais em plataformas de vídeos e todo tipo de ação que mensura determinada empresa como especialista em algum assunto, levando o público a compreender que o produto oferecido por essa companhia, é superior aos outros, pois eles dominam o segmento.
Destaca-se, por fim, que a mídia espontânea vem ganhando cada vez mais notoriedade, principalmente com a explosão das redes sociais nos últimos vinte anos.
Ter um produto de qualidade, estar inserido no dia a dia do seu público e interagir com a sociedade, são ações que fazem com que a sua marca ganhe destaque entre o grande público que passa a te indicar para os conhecidos e te entender como sumidade naquele assunto.