O mundo dos negócios é um ambiente competitivo, onde cada empresa luta diariamente para sem manter competitiva e seguir prosperando. Dentro desse ambiente existem as empresas concorrentes, que trabalham com o mesmo ramo de negócio e que competem para conquistar o mesmo público-alvo, e lutam para estar sempre à frente da concorrência.
O Benchmarking é uma ferramenta poderosa para analisar a concorrência e saber como sua empresa está se saindo em relação à concorrência.
O que é Benchmarking?
Traduzindo para o português, significa algo como “Ponto de Referência”. É um processo de pesquisa e avaliação de como está o desempenho de uma empresa em relação à concorrência.
É um monitoramento de mercado, onde é feito uma comparação entre os processos, produtos e serviços das empresas, quais as novidades e boas práticas estão sendo utilizadas pela concorrência e o que pode ser replicado e melhorado em sua empresa para que se mantenha competitiva e fique à frente das empresas do mesmo nicho.
Com o Benchmarking é possível saber como sua empresa está se saindo em relação aos concorrentes, se os resultados alcançados são satisfatórios e suficientes para se manter competitivo, como fazer para aumentar a produtividade e a eficiência dos processos.
O Benchmarking permite mensurar continuamente os processos e comparar os produtos e serviços com os melhores concorrentes do mercado, e assim, implementar todas as práticas que levam as empresas líderes de mercado ao sucesso.
Benefícios do Benchmarking
Para realizar o Benchmarking eficiente é preciso seguir os seguintes passos:
Existem diversas ferramentas que te ajudam a analisar melhor as empresas concorrentes como: SimilarWeb ou Klout.
Contratar os serviços de uma empresa especializada em Benchmarking é fundamental para que todo o processo de análise seja mais ágil, efetivo e os resultados sejam mais precisos.