Para que uma campanha de Marketing Digital alcance resultados excelentes é imprescindível mensurar o desempenho das estratégias e dos processos de gestão.
A Key Performance Indicator (KPI) é uma excelente ferramenta para documentar e acompanhar as estratégias e obter sucesso nas campanhas, é atualmente, uma das melhores maneiras de acompanhar os resultados numéricos de todos os processos.
O que são KPIs (Key Performance Indicator)?
KPIs são indicadores-chave utilizados para medir o desempenho dos processos e estratégias de marketing digital, medir se uma ação ou conjunto de ações está atingindo de forma efetiva os objetivos propostos pela empresa.
Existem diversos indicadores que podem ser medidos, é importante saber quais são os indicadores mais relevantes que precisam ser medidos com relação à sua estratégia.
O KPI apresenta os resultados de maneira numérica, tanto em número quanto em percentual. Por exemplo, ao medir as métricas de um site, o indicador irá mostrar a quantidade de páginas que um visitante circulou mostrando a média de 5 páginas por visita. Enquanto, a Taxa de Rejeição, mostrará a porcentagem, como 40%.
Diferença entre KPI e Métrica
Muitos podem pensar que KPI e métricas são a mesma coisa, porém, existem diferenças importantes que precisam ser vistas.
Os KPIs são indicadores importantes para o objetivo de seu negócio, enquanto uma métrica é apenas um dado a ser medido. Ou seja, as métricas são somente os dados a serem medidos, o KPI é o conjunto das métricas (indicadores-chaves) mais relevantes para os seus processos e estratégias de marketing digital.
É importante compreender o que é um KPI para que a tomada de decisão seja eficiente na estratégia de marketing.
Como escolher o melhor KPI?
Com o objetivo definido pela empresa, é preciso escolher o KPI mais relevante para o objetivo traçado. Se o objetivo é ter mais visitantes em um site, você deve escolher as métricas relacionadas à esse objetivo, como número de visitas diárias, semanais, mensais, média de tempo que um visitante permanece no site, média de páginas vistas por visita, taxa de rejeição, palavras chaves, fonte de visitas, etc.
Os KPIs são os dados ligados ao objetivo que deseja, e com eles é possível medir os resultados e a performance das estratégias e processos.
Com base nesses resultados é possível alterar as estratégias e processos para alcançar os objetivos com maior eficiência.
É importante focar o KPI no que realmente importa, se o objetivo é vender mais, não adianta apenas aumentar a quantidade de visita em uma loja virtual, sendo que o objetivo é fazer com que o visitante realize a ação da compra.
Não existe uma “receita de bolo” parar escolher um bom KPI, depende de cada empresa, e de cada objetivo, mesmo que duas empresas diferentes possuam o mesmo objetivo, os KPIs para cada empresa terão suas peculiaridades e diferenças. Portanto, escolha as KPIs realmente relevantes para o objetivo de sua empresa e comece a acompanhá-los para desenvolver as melhores estratégias para alcançar o objetivo almejado.