O rankeamento do Google possui fatores que estão em constante evolução, sempre buscando meios mais eficientes de criar relevância aos conteúdos mais importantes da internet.
Analisando esse grande conjunto de fatores de rankeamento do Google, é possível observar que todos eles apontam para a experiência do usuário.
As mais modernas teorias do marketing demonstram que a experiência do consumidor na página está no centro das estratégias.
O Google está com planos de implementar essas mudanças já em 2021.
Experiência na Página – o que é?
A experiência do usuário na página engloba fatores como velocidade de navegação, segurança, responsividade, interatividade, engajamento, etc. Fatores que visam garantir a satisfação do cliente no site. É uma forma que o Google encontrou de evitar situações desagradáveis como pop-ups, cliques indesejados, entre outras situações irritantes.
Os dispositivos móveis também terão mudanças no recurso Top Stories que não utilizará mais a tecnologia AMP e trará novidades para melhorar a elegibilidade dos sites.
Foco nos dispositivos móveis
O Google não revela os detalhes de seu processo de rankeamento, o que obriga os profissionais de SEO estudarem afundo a plataforma para desvendar todos os segredos para obter boas posições no ranking de busca.
Com a expansão dos dispositivos móveis, passou a existir um novo formato que está sendo considerado pelos mecanismos de busca. Smartphones já são os meios mais usados para o acesso de sites, por esse motivo que o Google está dando grande relevância aos sites que estão devidamente preparados para receber o acesso dos dispositivos móveis.
Portanto, entregar uma boa experiência ao usuário tanto no desktop quanto no dispositivo móvel é fundamental para que o site seja bem rankeado no Google.
Visão do usuário
Muitos sites não se preocupam com as boas práticas de experiência do usuário na compulsão de vender a qualquer custo. O que torna a experiência do usuário, péssima. Janelas pop-ups são odiadas pelos usuários desde os primórdios da internet.
Sites com alerta de falta de segurança, pop-ups indesejados, elementos e pop-ups que desaparecem ao tentar clicar em “fechar” induzindo ao clique indevido em link suspeito, excessos de alertas para enviar mensagem, inscrever em newsletter, elementos e pop-ups que não há opção de fechar, apenas de clicar em aceito sem saber o que está aceitando, lentidão no carregamento, entre outros, são fatores que tornam a navegação frustrante e a experiência péssima.
O Google está comprometido em tornar a navegação mais atrativa para o usuário, tornando a experiência na internet mais agradável na visão do público.
Impactos dessa nova metodologia de SEO
Muitos sites possuem conteúdos de qualidade similares, dentre todos os fatores de otimização de SEO, as boas práticas de experiência do usuário, se torna um fator importante gerar um “desempate”.
Core Web Vitals
É um conjunto de métricas do mundo real centradas na experiência do usuário. Dentre elas, as mais importantes são:
Além de abranger práticas comuns do SEO como mobile-friendly, protocolos de segurança, navegações livre de elementos maliciosos, etc.
Com base nisso, o Google pretende ajudar o usuário a encontrar as informações que deseja de maneira mais fácil e rápido e ajudar os desenvolvedores a oferecem melhores experiências ao público alvo.
Existem diversas ferramentas disponíveis para analisar como está o rankeamento de seu site, como o PageSpeed Insghts, Google Lighthouse, entre outros e que ajudam a melhorar o Core Web Vitals.
Essas mudanças nos fatores de rankeamento estão previstas para serem implementadas em 2021 e será emitido um aviso com no mínimo 6 meses de antecedência, portanto vamos ficar atentos!