O comércio eletrônico é um negócio em crescimento e está ganhando cada vez mais força devido à nova realidade que enfrentamos devido ao isolamento social.
O empreendimento no mundo digital é cheio de desafios.
Abrir uma loja virtual é ideal, porém, o segredo do sucesso vai muito mais além de colocar um e-commerce no ar.
A concorrência é cada vez mais acirrada, e para que seu negócio se sobressaia é necessário seguir alguns passos fundamentais, caso contrário, a concorrência irá engolir seu negócio.
Planejamento
Ter tudo definido e planejado é fundamental. Definir o ramo de negócio, o público alvo, o valor investido, o tempo de retorno, métodos e verbas para divulgação e marketing, logística, etc.
É importante traçar metas realistas para uma administração mais eficaz.
Definir a plataforma da loja virtual
Existem diversas ferramentas e plataformas para se montar um e-commerce. Antes de escolher qual plataforma utilizar, é importante avaliar suas necessidades, ramo de negócio e orçamento disponível e optar por aquela que mais se adequa ao seu negócio.
Existem dois tipos de plataformas mais utilizadas, a SaaS e a Open Source.
A SaaS é recomendada para lojas virtuais com orçamentos mais curtos e para negócios que não exijam customização, sendo possível administrar totalmente online. Já a Open Source é voltada para negócios que requerer mais customização e mais interação, sendo uma ferramenta mais completa. A melhor plataforma será aquela que se encaixará melhor na necessidade de seu negócio e é aqui que uma agência de marketing digital entra, pois ela poderá criar e indicar o melhor caminho.
Layout
Um design bem elaborado, chamativo e profissional é a porta de entrada para conquistar um cliente em potencial. É importante investir em imagens de qualidade, na descrição correta do produto, etc. Invista em promoções e deixe-as em destaque na página inicial, isso chama ainda mais a atenção estimulando o cliente a realizar a compra.
Formas de Pagamento, Política de Privacidade e Segurança
É importante deixar claro os métodos de pagamento disponíveis.
É claro, que os meios de pagamento devem condizer com a realidade de seu negócio. Transparência e clareza nesse momento é crucial!
É fundamental deixar claro para o cliente que seus dados cadastrados não serão divulgados, por isso, a política de privacidade é muito importante para o e-commerce.
É importante possuir as certificações e selos que garantem que o site é seguro e que as informações de cartão de crédito e informações pessoais estarão protegidos. Deixe um canal de comunicação que seja de fácil acesso para tirar as dúvidas, assim o cliente se sente mais acolhido e a confiança aumenta.
Logística e estoque
Disponibilizar na loja apenas produtos que estão em estoque é fundamental para que não haja problemas de um compra ser feita e não possuir o produto para a entrega.
É preciso agilidade no recebimento do pedido, na confirmação do pagamento e separação do produto para envio. A qualidade da embalagem é extremamente importante para que o produto seja transportado de maneira segura e entregue nas mãos do cliente sem nenhum dano e com total qualidade.
Respeitar o prazo de entrega é essencial, portanto, é fundamental escolher os parceiros ideais para realizar as entregas, seja uma empresa particular ou os Correios.
Pós-Venda e Comunicação
Outro fator importante é seguir as orientações de pós-vendas definidas em lei, como oferecer a possibilidade de trocas ou devoluções.
Outro ponto importante é se preocupar com a satisfação do cliente e manter um estreito meio de comunicação para que conseguir fidelizar o cliente. Manter um canal de comunicação mais pessoal é importante, seja por redes sociais, telefone, WhatsApp, chats e e-mails, assim é possível o cliente entrar em contato a qualquer momento, seja antes ou após realizar uma compra, ser transparente e esclarecer todas as dúvidas é essencial.
Marketing e Marketing Digital
É um dos pontos mais importantes, pois nenhum negócio obtém sucesso se ninguém sabe que ele existe. Portanto, invista pesado na divulgação!
Um marketing robusto fará toda a diferença no sucesso do e-commerce. Trabalhar as técnicas de SEO, e-mail marketing, marcar uma forte presença nas redes sociais e ter uma boa colocação no Google, pode fazer toda a diferença.
Portanto, é essencial contratar uma agência de marketing digital de qualidade para realizar o serviço de divulgação ideal para o seu negócio.