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Você conhece a história do marketing digital? Leia e fique a par de quando e como ele surgiu, como era realizado nos seus primórdios e o que se espera para o seu futuro

Você conhece a história do marketing digital? Leia e fique a par de quando e como ele surgiu, como era realizado nos seus primórdios e o que se espera para o seu futuro

A história do marketing digital se entrelaça à história da própria tecnologia, ainda que de início ele não tivesse esse nome e fosse um setor totalmente inexplorado, o marketing digital está inserido na evolução da internet desde que ela surgiu, sendo o marketing digital responsável por gerar a maioria da receita advinda do meio online atualmente. Contudo, para termos uma projeção de para onde o marketing digital irá evoluir daqui para frente, é preciso entender como o marketing digital surgiu e como chegamos até o momento.

Visando elucidar essa questão e levar informação a quem nos acompanha, falaremos aqui um pouco sobre a história do marketing digital e muitos detalhes que circundam essa ferramenta que revolucionou e ainda revoluciona como os seres humanos anunciam suas marcas, fazem negócios e oferecem serviços.

Antes de tudo, vamos falar um pouco sobre o que é o marketing digital, para o caso de o leitor não ter tanta familiaridade com o assunto.

O marketing digital objetiva a criação de estratégias para potencializar ao máximo os acessos, interações e concretização de negócios nos sites e campanhas comerciais, utilizando como uma de suas principais ferramentas a aplicação de palavras-chave para indexar nos buscadores os materiais publicados em páginas online, bem como desenvolver campanhas e promover perfis nas redes sociais e plataformas de vídeos.
Isso tudo é desenvolvido com o intuito de expor uma marca, produto e serviço nas maiores ferramentas de pesquisa da atualidade, como o Google, por exemplo, impulsionando a demanda sobre os serviços oferecidos, angariando novos clientes e, por consequência, expandindo o lucro das empresas que dispõem de uma equipe de marketing digital (própria ou terceirizada), considerando que atualmente a internet é o mais proeminente recurso utilizado quando se almeja procurar não apenas informações, mas também prestações de serviços.
Partindo desse ponto, a concorrência na internet é infinitamente maior, por isso o conteúdo precisa ser extremamente técnico, mas em simultâneo, atrativo e de fácil compreensão.
Isso quer dizer que o marketing digital demanda propriedade para abordar os assuntos tratados pelos anunciantes, que não mais despejam informações no público, mas agora devem trazer o cliente para si, com conteúdo relevante que faça o usuário notar uma identificação.
A história do marketing digital percorre um extenso caminho que se inicia na popularização dos aparelhos eletrônicos, advento da internet, criação dos blogs, sites, redes sociais, plataformas de vídeo, e-mail e diversas outras ferramentas, que foram abraçadas pelo marketing digital como forma de divulgação.
Tudo com o intuito de despertar o interesse do público-alvo de determinado segmento.

Mas como eram as propagandas antes do marketing digital?

Antes de poder contar com toda essa tecnologia, os profissionais do marketing faziam pessoalmente a divulgação dos produtos.
Não eram incomuns as contratações de verdadeiros showmans para fazer a divulgação pessoalmente pelas cidades.
Além disso, o boca-a-boca era muito importante (talvez essa seja uma característica que ainda se manteve ao longo do tempo), as pessoas falavam sobre os produtos e serviços que lhes interessavam, tudo era absolutamente palpável, pois você só usaria algo caso seu círculo de amizades lhe falasse a respeito e atestasse sua eficácia.
O rádio e a televisão foram o ápice do marketing por muito tempo, assim como as revistas e o telemarketing.
E, mesmo que hoje tenhamos acesso a diversas outras formas de propaganda, essas ainda vivem e desempenham um papel de extrema importância no mercado.
No começo do marketing digital, poucas empresas tinham condições e entendimento para manter esse tipo de divulgação, visto que o custo era elevado, por se tratar de algo novo, o que fazia com que algumas companhias ficassem em desvantagem em relação àquelas que podiam investir mais.
O uso da estratégia digital para elevar e otimizar a publicidade de uma empresa ou marca surgiu junto com a evolução das pesquisas iniciadas no começo da chamada era da informação.
Isso quer dizer que o marketing digital nasceu junto com a internet, na década de 60, se popularizando nos anos 80 / 90, quando a população passou a ter mais acesso aos computadores.
Aqui no Brasil, ele ganhou força mesmo nos anos 2000, quando a internet no país se tornou mais acessível.
Nesse momento, os mais visionários perceberam que poderiam usar essa tecnologia em favor da comunicação informativa e divulgação de produtos e empresas.

E qual será o futuro do marketing digital?

O uso do marketing digital crescerá cada dia mais, pois se tornou um poderoso aliado de todos os segmentos de negócios e de prestação de serviços em qualquer lugar do mundo.
A questão é focar não somente em campanhas da internet navegável, mas também em aplicativos, jogos e tudo que for mobile, visto que os celulares são os principais utensílios do homem moderno.

Destaca-se a importância dos criadores de conteúdo que cada vez mais fecham parcerias com as marcas a fim de promover itens de consumo e serviços, atestando sua eficiência através de reviews e aplicações práticas destes serviços.

Os influenciadores digitais também são o futuro do marketing, pois inferem à marca, a representatividade do seu nicho de atuação, fazendo com que o público reconheça aquela marca e se identifique com seus valores, sendo notório que a autoridade dos influenciadores promove uma conexão entre as companhias e as pessoas.

A Meta Plataforms (proprietária do Facebook, WhatsApp, Instagram, etc.) vem criando diversas ferramentas para otimizar o marketing digital, além de disponibilizar plataformas nas quais é possível especificar o direcionamento da propaganda para o público correto. Além disso, ao longo do tempo, potencializam suas redes para que as empresas possam expor seus produtos e expandir o alcance dos seus negócios, com recursos próprios para a facilitação das transações, unindo o entretenimento com a oportunidade de compras e vendas.

A Inteligência Artificial também vem como uma fonte de oportunidades para o futuro do setor, pois permite uma leitura assertiva e automatizada de diferentes perfis de compradores, segmentando o marketing inteligentemente e fazendo com que as agências ganhem tempo e objetivem suas ações.

É impossível falar o futuro do marketing digital sem mencionar esses quatro elementos supracitados, pois eles são e serão os fortes e sólidos pilares do setor futuramente.

Investir no marketing digital atualmente é uma obrigação para todas as empresas, afinal de contas, o ser humano faz tudo quanto pode pela internet.
Nós buscamos opiniões, comparamos preços, lemos artigos, pagamos contas e interagimos.
Ou seja: passamos boa parte de nosso tempo nesse ambiente online, logo é natural que o marketing digital ocupe todos os espaços possíveis, uma vez que se de um lado tem alguém querendo comprar, do outro há alguém querendo vender e o marketing faz essa ponte.