Já sabemos que a pandemia causada pelo Covid-19 abalou diversos setores comerciais, principalmente o turismo.
Todas as empresas do setor turístico tiveram que se reinventar, renovar, inovar e encontrar soluções para se manter na ativa enquanto durar a pandemia. A incerteza ainda é grande e não se sabe quanto tudo será normalizado, porém, com o avanço da vacinação, as coisas estão se normalizando aos poucos.
A alma dessa reinvenção do setor turístico para manter o faturamento e as vendas está nas estratégias de marketing digital. Oferecendo conteúdo relevante e que chame a atenção de todos, é possível manter os bons resultados e aumentar o engajamento dos leads.
A chegada da pandemia foi repentina e muitos turistas que já estavam com viagens marcadas começaram a cancelar as viagens e pedir o reembolso. Então, iniciou-se uma grande campanha no setor turístico para que ninguém cancelasse as viagens, e sim remarcar para quando quiserem.
Com a incerteza da normalização, as políticas para remarcar as passagens e hospedagens se tornaram mais flexíveis. Então, aproveite esse momento para não perder dinheiro e invista em conteúdo que incentive o cliente a não cancelar e sim, remarcar.
Invista em conteúdo que ofereça promoções e vantagens aos clientes, incentivando a compra antecipada de pacotes de viagens. Aos poucos, o turismo está se normalizando e a confiança dos turistas está sendo retomada, aproveite esse momento para oferecer promoções que antecipem as vendas.
A ideia é gerar tráfego no site e redes sociais e converter em vendas agora, para que os clientes possam usufruir da viagem no momento que a pandemia acabar.
O momento que estamos passando não é fácil, portanto, é preciso transmitir empatia na comunicação online. Mostre que sua empresa está engajada com todas as recomendações de higiene, mostre a preocupação tanto com clientes quanto com colaboradores.
Ofereça dicas para viagens durante a pandemia, demonstre compaixão pelas perdas e dificuldades que todos estão passando.
Os influenciadores ganharam ainda mais espaço durante a pandemia, com grande parte da população em casa a maior parte do tempo, o consumo de conteúdo online aumentou significativamente. Aproveite essa vantagem e faça parcerias com influencers e micro influencers. É uma ótima maneira de ganhar mais visibilidade para sua marca.
Com a recessão da economia causada pela pandemia, muitas pessoas se encontram em situações de grande dificuldade financeira. Engaje sua marca em campanhas de doações de alimentos e insumos, invista em conteúdo que espalhe as boas ações de ajuda para quem precisa.
Ajude também, empresas parceiras que estão em dificuldades, atrelando vendas, como por exemplo, ao comprar um pacote de viagem, terá desconto em determinado restaurante.
É muito importante você investir no conteúdo online para gerar engajamento e converter em vendas, e assim, conseguir manter o faturamento durante a pandemia.