MARKETING

DIGITAL

Como atrair clientes e obter lucratividade em tempos de crise?

Antes de falarmos sobre como atrair mais clientes, precisamos ter em mente como funciona o mecanismo do marketing, aliás você sabe alguma definição de “marketing”? a definição que mais nos agrada é a de Philip Kotler:

Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro.

As figuras centrais do marketing são,
o cliente, o produto e o lucro.


O que queremos quando falamos em marketing, é fazer com que esse quadro funcione perfeita e ininterruptamente.


muitos clientes | comprando muitos produtos | gerando muito lucro

De um modo geral o Marketing como ferramenta de geração de lucro, foi se dividindo e tomando outras formas ou atuando em outras frentes,
como:


Marketing Pessoal

Que trata da forma como se apresentar e causar uma boa impressão tanto na sociedade como no mundo dos negócios

Marketing de Relacionamento

Que trata da forma como nos relacionamos com pessoas ou clientes, no que diz respeito a engajamento e fidelização, inclui também a estratégia de pós venda.

Marketing Digital

Que trata do conjunto de ações de divulgação e comunicação dentro do ambiente digital, internet e meios eletrônicos.

Marketing Multiplataformas ou Omnichannel

Que trata das mesmas coisas do marketing digital, mas integrando as diversas plataformas e formas de integração com os clientes, sendo mais interativo e assertivo.

Marketing Viral

Que trata da forma de divulgação em massa, utilizando estratégias criativas para atingir o maior número de pessoas possível.

Marketing Multinível

Que trata de uma modalidade de negócios onde o lucro é dividido entre uma rede de pessoas organizadas hierarquicamente, sendo que o percentual de comissionamento está relacionado com o nível em que o profissional está na cadeia de produtividade.

Trade Marketing

é uma área específica do marketing que trata das estratégias para aumento da procura de determinados produtos por atacadistas, varejistas ou distribuidores, gerando aumento das vendas e reforçando o valor agregado das marcas.

Inbound Marketing

é uma área específica do marketing que trata da divulgação de produtos ou serviços através do fornecimento de conteúdo relevante, visando atrair o publico alvo em torno de sua marca, gerando reconhecimento da qualidade e idoneidade pela transparência e demonstração de autoridade no assunto, produto ou serviço.

De uma forma geral, todos os meios de interação do marketing estão voltadas para o cliente, e sem ele, não existe sentido em se fortalecer marcas, divulgar produtos ou serviços ou ainda melhorar sua imagem.

O problema está quando investimos nosso potencial, verba, tempo e criatividade para produzir um produto que é importante para um público alvo (cliente), mas que para justificar o investimento inicial precisa vender uma quantidade pré determinada, e assim, se obter algum lucro no projeto.

Por exemplo:

uma pessoa que chamaremos de Teobaldo, desenvolveu um produto extremamente útil, fabricado em fibra de carbono, e investiu um bom dinheiro no design, moldes, processos de fabricação, embalagem, etc. O custo desse setup foi de R$ 200.000,00 e o valor médio de mercado do produto é de R$ 60,00 por peça, vendendo por esse valor, a margem de lucro é de 30%. Só falaremos em lucro real se o investimento inicial for coberto, ou seja, se o ROI (return on investment) for positivo. Portanto, para cobrir o investimento inicial seria necessário vender 11.111 peças, e a partir desse número, cada peça dará um lucro verdadeiro de R$ 18,00. Isso é bastante básico e todos que já possuem uma empresa sabem muito bem como funciona.

Mas e se as vendas não atingem o patamar mínimo desejado? O que fazer?

O projeto não teve uma análise de marketing, ou ela foi feita erradamente. Será preciso reestudar o mercado a cadeia produtiva e o público alvo, entre outras coisas. E elaborar um plano de Marketing adequado, levando em consideração os erros cometidos, já que o produto é extremamente útil. Muitas vezes ótimos produtos ou serviços, acabam encalhando nas prateleiras por erros na estratégia de marketing.

Mas e se o exemplo for uma empresa que tinha um produto bem pensado, que tinha seu volume de vendas dentro dos padrões desejados, mas suas vendas foram caindo a cada mês de forma inexplicável ou por retração da economia ?

Em momentos de crise, muitas empresas fecham suas portas, mas outras tantas enxergam oportunidades, e com um plano de marketing bem elaborado conseguem obter êxito e muito lucro. Não é a crise que determina os rumos do negócio, mas que atitudes tomamos diante das adversidades. Existem muitas formas de se obter sucesso em momentos de crise.

Isso nos leva a pensar que, sendo uma ciência, interfere nessas variantes:

 

Em um contato pessoal ou por conferência, podemos detalhar cada ferramenta e apresentar um plano básico para divulgar sua empresa, produto ou serviço de forma eficaz e lucrativa independente da economia do país ou de fatores alheios a nossa vontade.

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