O Marketing de afiliados consiste em uma estratégia de publicidade no meio online que conta com a ajuda de parceiros para a divulgação de uma marca ou produto. E este método já se consolidou como uma forma bastante popular em promover os negócios, sem a necessidade de que grandes investimentos sejam realizados.
Funciona da seguinte maneira: A empresa ao lançar um produto, procura elencar a divulgação deste à cooperação de pessoas que irão impulsionar aquele item nas redes sociais.
Logo, para que o cliente realize a compra ele deve utilizar um link específico para a transação.
Este link comumente é divulgado através de um afiliado da marca e serve para enumerar a quantidade de clientes que compraram através daquela pessoa, servindo como métrica para definir a participação monetária que será destinada ao divulgador, funcionando como uma comissão de vendas.
Pessoas inseridas na tática:
Podemos dividir em três grupos as pessoas envolvidas no processo e definir seus papéis de forma clara para que o sucesso da estratégia seja alcançado.
O primeiro grupo são os vendedores, que são produtores de conteúdo especializados na divulgação de produtos online, hoje existem plataformas de afiliados que prestam este serviço.
A vantagem é que através deles, é possível aumentar sua carteira de clientes, sem gastar uma fortuna com anúncios.
O próximo grupo é o dos afiliados que são como colaboradores dos vendedores e ficam encarregados de espalhar a mensagem do produto, usando as mais variadas estratégias de marketing digital, buscando atingir o maior número de pessoas possível.
Estes, não só trabalham divulgando em redes sociais, mas também criam conteúdos em blogs com estratégia de inbound, para buscar leads e procurar transformá-los em vendas efetivas.
O último grupo é o dos clientes, que são o alvo de toda operação e que devem ser impactados de forma a concretizar a compra, se convertendo em consumidores, demonstrando que a estratégia que os afiliados criaram, de fato funcionou.
Métodos de divulgação:
As metodologias aplicadas a disseminar o conceito da marca, ficam a cargo dos vendedores, estes possuem um leque de opções que podem se aplicar em diversas situações.
Existe por exemplo o Custo por Clique, onde se trabalha o interesse do prospect em saber mais sobre aquele conteúdo e clicar em links, banners de anúncio etc.
Por aí, não é obrigatório que a venda seja efetivada, mas sim que a publicidade tenha sido espalhada pelo afiliado.
Outra opção é o Custo por Mil Impressões, que se baseia em um valor pré-determinado e fixo definido em acordo com o anunciante e que será pago assim que a propaganda atingir mil visualizações, geralmente é usado por blogueiros e influencers que têm facilidade em atingir estes números uma vez que suas plataformas possuem um bom alcance.
A terceira alternativa é o Custo por Ação, onde não somente clicar no link de direcionamento outorgará valor monetário ao afiliado, mas este será alcançado quando ocorrer uma ação dentro do site da marca anunciada, como um cadastro, interação com atendimento ou mesmo a compra.
Nesta metodologia, não só a divulgação é necessária, mas também a criação de interesse por parte do cliente em potencial, para que se sinta impelido a conhecer mais sobre aquele assunto.
Por último existe o Clique por Vendas, que, como o próprio nome já sugere, o afiliado será pago somente após a concretização de alguma venda e de acordo com a quantidade de vendas que realizar através do seu serviço.
Então fica claro que esta estratégia apresenta vastas possibilidades de lucros, não somente para a marca, mas para o próprio afiliado, pois ambos não precisarão dispor de altos investimentos para dar início aos trabalhos.
Além do mais, o afiliado não precisará desenvolver um objeto de divulgação, pois o produto já existe, então ele concentra seu foco em apenas expô-lo na web, sem ter que se preocupar com taxas de envio ou custos referentes às transações.
É uma opção muito interessante para quem quer ganhar dinheiro com internet, sem dispor de muito investimento, além da criatividade e do seu tempo. Ideal para quem não pode iniciar um empreendimento no momento, mas está habituado à publicidade digital.
Esta estratégia vale a pena por beneficiar a todos os envolvidos, do começo ao fim do processo e respeitando a realidade de cada um.