As ações do marketing são focadas em atrair resultados por meio da interação da marca com o público e uma propaganda bem-feita fará toda diferença para o sucesso do seu negócio. Jogar informações a esmo e oferecer poucas opções de diálogo com quem te acompanha, resulta em perda do interesse do espectador pelo material apresentado.
O objetivo deve ser sempre atrair a atenção do público de uma forma objetiva e sem enrolação, de modo que este entenda e se identifique com os conceitos que você almeja transmitir, assim sua marca obtém resultados práticos e cria vínculo com o público, alavancando suas vendas e potencializando seu lucro.
Confira agora alguns métodos que devem ser aplicados em sua campanha de marketing para que ela seja eficiente consiga cativar o seu espectador.
Antes de tudo, seja preciso com a sua comunicação, filtrando e adequando as informações para todo tipo de usuário, isso implica em ser o mais direto e objetivo possível em suas falas. O que ocorre por meio de um título chamativo e com práticas inteligentes que tornam a sua relação com o consumidor algo mais próximo.
A ideia central é unir conteúdo, contexto e negócios, conseguindo levar seu público ao estágio de consumidor por meio de informações relevantes. Desta maneira, suas estratégias de conversação se tornam mais segmentadas.
O mercado mudou ao longo dos anos e, hoje em dia, o espectador não passa mais horas e horas sentado na frente da televisão apenas ouvindo o que os anunciantes têm a dizer, ele precisa se sentir parte daquilo, com uma experiência imersiva e positiva.
Quando o público não gosta do que vê, de imediato ele passa para outro conteúdo, sendo que isto ocorre logo no início da sua interação. Ninguém irá ler um texto enorme sem estar gostando da proposta apresentada por ele desde o começo da leitura. O mesmo vale para os vídeos, que não prenderem a atenção do espectador logo de cara, estes serão ignorados e cairão no ostracismo.
Os estudos mostram que temos em torno de oito segundos para iniciar um primeiro contato, o que é impossível por exemplo, em páginas que demoram para carregar, textos com introduções longas ou vídeos onde perde-se cinco minutos com falas sem importância para só então introduzir o assunto que aquele público deseja conhecer.
A prova disso está na taxa de abandono de páginas de sites e blogs, pois o desinteresse ocorre logo que o usuário entra na página e nota lentidão para que ela seja carregada por completo.
Por isso, zelo quanto à estruturação das suas páginas é fundamental para iniciar as conversas prendendo a atenção do espectador.
Uma boa estratégia para prender a atenção do público pode ser dividida em três etapas:
1- Atração do usuário.
Busque destacar seu conteúdo dentre os muitos que já existem, procure não ser repetitivo oferecendo mais do mesmo. Tente fazer com que o seu público dê uma chance ao que você tem a dizer sobre seu produto ou sobre coisas relacionadas a ele. Para isso, o inbound marketing tem se mostrado eficiente e assertivo, promovendo informações que encaminham o usuário ao contexto em que sua marca está inserida.
Lembrando que a introdução é fundamental nesta etapa, pois é ela que irá cativar o leitor ou ouvinte, para que ele permaneça até o final da sua apresentação. Assim os leads criam um interesse pelo seu conteúdo;
2- Prender a atenção
Logo após o espectador optar por seguir adiante com o conteúdo apresentado, você deve convencer ele de que tomou uma sábia decisão em permanecer com você até aquele momento. Para isso, o corpo das informações deve ter congruência com o título da abordagem, pois caso não encontrem o que foi proposto, sua taxa de rejeição entre os usuários irá aumentar, o que naturalmente é prejudicial aos negócios.
Ninguém gosta de se sentir enganado e muito menos um cliente em potencial, em razão disso, entregue sempre o que prometer nas suas chamadas. Por isso, invista em um conteúdo realmente interessante e numa landing page inteligente, com um design robusto e ao mesmo tempo responsivo, que crie uma experiência imersiva e gere o sentimento de satisfação, prendendo a atenção do usuário;
3- Manter a atenção por um tempo maior.
A última fase da aplicação da estratégia deve compreender a fidelização do espectador, o que implica em assegurar que a interação dele com a sua marca não tenha sido única ou esporádica e fazer com que ele retorne mais vezes até a sua plataforma de comunicação.
Sustentar a atenção do usuário é algo que demanda mais trabalho, pois além de alimentar suas redes, você deve repetir sempre os processos anteriores os incutindo dentro dos novos conteúdos.
Este é o momento de segmentar mais ainda o seu conteúdo, dando a cada cliente em potencial, aquilo que ele busca. A personalização da experiência é o diferencial que cada espectador procura quando escolhe acessar sua plataforma de comunicação.
Aqui é também o momento de se aproximar de vez do usuário, fornecendo meios de cadastro, notícias segmentadas, informativos periódicos e tudo que vier trazê-lo para mais próximo da ideia de adquirir seu produto.
Sabendo atrair e gerir a atenção do público, você estará sempre um passo à frente da concorrência, tendo domínio sobre o planejamento das ações e objetivando suas campanhas com foco naquilo que seus clientes buscam, potencializando os resultados do seu marketing e consequentemente aumentando o lucro da sua companhia.