Quando nos referimos ao marketing de uma empresa, é inevitável não pensar na comunicação visual dela. Sem dúvidas, saber se posicionar e criar formas para se comunicar com seu público através de imagens, é fundamental para o sucesso da sua marca e produto.
Não obstante, pudemos ver aclamados comerciais nos quais sequer uma única palavra era dita, ficando a comunicação visual encarregada de transmitir a mensagem daquela propaganda.
Apostar em reformulações e mudanças na comunicação visual de sua companhia, torna possível a solidificação da sua marca e o aumento das vendas, criando mais oportunidades de negócios.
Tenha a certeza de que a comunicação visual, quando bem encaminhada e utilizada assertivamente, se revela uma das mais relevantes e contundentes ferramentas de marketing para você, não importando o tamanho da empresa.
Visando auxiliar o empreendedor a construir uma comunicação, a Goodworks separou algumas dicas para você otimizar, de modo coeso, a comunicação visual da sua marca.
A primeira dica é ser simples. Pode parecer meio óbvio para os mais atentos ao mercado, porém nem todos possuem esse feeling. Para impactar visualmente você não precisa expor um conceito com complexidade e extrema polidez. Um banner, outdoor, logomarca, layout de site e quaisquer outros materiais gráficos, não necessitam de extravagância exacerbada em sua concepção.
É muito comum que ansiando atrair a atenção, muitos empresários acreditam na ideia de promover ações publicitárias com excesso de informações e cores, porém isso apenas irá poluir a identidade visual da marca. O método mais eficiente é ser simples, sendo possível realizar isso sem que você produza uma publicidade simplória ou inócua.
Uma iniciativa de marketing inteligente, pode muito bem ser simples, mas sem perder a riqueza e detalhamento de conceitos e significados, marcando o público positivamente.
A próxima dica tem a ver com investimento. Não tenha medo de investir (com inteligência) naquilo que acredita ser a comunicação visual ideal para os seus negócios. Procure realizar investimentos assertivos e que tragam resultados, evitando que você fique para trás em relação à concorrência.
Por isso, a comunicação visual da sua empresa não deve ser tratada como algo secundário, separe um tempo para estudar os conceitos, discuta com seus designers e com sua equipe de criação. Tenha a comunicação visual como uma prioridade, é ela quem gera a primeira impressão nos clientes e pode criar uma identificação que ocasiona a interação que você precisa para iniciar a jornada de vendas.
Não tenha medo de desbravar novos rumos. Apesar da comunicação simples e objetiva ser a ideal, não tenha medo do novo, de explorar novos conceitos e métricas. Todo investimento é arriscado, ainda mais quando falamos em um empreendimento que trará o sustento para você.
Muitas vezes, para ganhar notoriedade no mundo dos negócios, você terá que se arriscar. E é possível fazer isso sem extravagância, mas com parcimônia e inteligência.
Nossa quarta dica se baseia em atrair público por meio da comunicação visual. É preciso saber despertar toda a sorte de sentimentos no seu público, e atrair clientes através daquilo que eles podem ver é um dos pilares do marketing.
Para fazer isso você precisa entender o que seus clientes esperam de você. Liste seus produtos agrupados, considerando aqueles que, juntos, compõem uma exibição harmoniosa. Saiba compor um banner, entenda onde colocar seu logo, onde alocar as imagens dos produtos e todos os detalhes que devem compor uma comunicação visual bem elaborada.
Aglomerar informações excessivas e desconexas, por exemplo, fará com que as pessoas se desinteressem pela mensagem que você deseja passar.
Além disso, você deve ter em mente que a sua logo deve estar em consonância com os ideais da sua empresa e se for necessário, você deve alterá-la para não ficar defasada.
Isso também vale para layouts das suas plataformas digitais, fachada de comércio físico, uniforme de trabalho (caso haja) e tudo que disser respeito ao que os clientes podem ver.
Para finalizar, existem alguns aspectos que não podem passar despercebidos para a elaboração de uma comunicação visual eficiente:
– Conheça a fundo o seu público;
– Trace uma estratégia realista, mas visionária;
– Entenda quais cores você deve utilizar;
– Procure manter a coerência das imagens;
– Use fontes de letras legíveis;
– Utilize imagens na mais alta definição;
– Saiba onde posicionar sua comunicação visual.
Comunicação visual de qualidade, não é algo inalcançável, tudo que você precisa é dedicação e estudo de campo, para entender como ganhar o público por meio daquilo que eles conseguem visualizar e compreender sobre o seu trabalho.