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Marketing Digital: O que esperar do marketing em 2023? Leia e confira

Marketing Digital: O que esperar do marketing em 2023? Leia e confira

Com a chegada de um novo ano, as expectativas sobre o mercado ficam ainda maiores. Ainda mais para um mercado tão concorrido como é o de marketing digital. Contudo, o segmento de marketing digital, além de competitivo, é extremamente promissor, pois na era digital grande parte das propagandas são realizadas no meio online. Ademais, em 2023, o mercado de realidade virtual e aumentada promete bombar, e, com os avanços no campo do metaverso, o marketing digital será fortalecido, tendo mais uma área de atuação. Mas essas não são as únicas tendências do marketing digital para o ano que se aproxima.

E, sabendo disso, separamos aqui algumas projeções para o marketing digital em 2023. Confira conosco!

1- Data Marketing. 

As campanhas de marketing digital não podem mais ser desenvolvidas baseadas em intuição ou suposições. A grande tendência é que os dados se mostrem cada dia mais encarregados por direcionar as campanhas de marketing digital e auxiliem as marcas na realização de ações de maior sucesso.

Para conseguirmos projetar melhor esse conceito, usaremos como exemplo um estudo realizado pela Salesforce e divulgado na Revista Exame, apontando que 78% dos profissionais de marketing que foram entrevistados, afirmaram que o engajamento do cliente já é baseado por dados, e 83% creem que a sua assertividade para atender às expectativas dos clientes dependerá, na maioria das vezes, de recursos digitais.

Ainda para 2023, os profissionais da área preveem um crescimento de 75% na quantidade de fontes de dados que utilizam. Significando que a coleta de dados, bem como o seu estudo analítico, é uma forte tendência para o marketing digital no próximo ano.

 

2- Investimento em acessibilidade, diversidade, acolhimento e consciência ambiental. 

Uma das maiores tendências sociais e de marketing para 2023 é a de atuar cada vez mais com a diversidade, a inclusão e o compromisso social. Essas são agendas que o marketing digital de uma empresa precisa assimilar se almeja manter-se em evidência, destacar-se no segmento e alcançar novos adeptos e clientes. 

Mas como podemos colocar isso em prática? Simples! Devemos considerar quais as necessidades das pessoas e adequar nosso marketing para atraí-las, atingi-las e envolvê-las.

Vamos elencar aqui algumas ações básicas que indicarão que você se importa e pretende abarcar a todos com igualdade e equidade:

– Legende os vídeos da sua companhia, assegurando que ao serem assistidos, sejam compreendidos por mais pessoas.

– Crie ações ilustradas por pessoas comuns, com diferentes vivências, etnias, realidades, origens, gêneros, sexualidades, capacidades, etc., mas não se limite a criar uma campanha focada em diversidade, principalmente se o fizer somente em épocas específicas, deixando essas pessoas de lado o restante do ano. É importante que essa realidade faça parte da rotina da empresa, que exista pluralidade na gestão, entre os colaboradores e desenvolvedores dos produtos, serviços e conceitos. 

– Se posicione em defesa das causas ambientais. Sustentabilidade vai muito além de jogar o lixo na lixeira certa. É necessário assumir um compromisso que abrace a proteção da natureza do começo ao fim do seu processo de criação, produção e venda. Mais importante do que isso, é procurar envolver seu público nas ações, evidenciando ainda mais o seu compromisso.

 

Esse é o cenário em que o marketing digital atua, reforçando os valores da empresa, conceitos da marca e a imagem que a companhia deseja passar ao público. Lembrando que uma empresa inclusiva e diversa conquista, além dos consumidores, muitos admiradores e defensores da sua marca.

3- Experiência online e offline.

Algumas mudanças revolucionaram o marketing e vieram para ficar. E, dentre elas, as experiências mistas, chamadas de omnichannel, ou seja, que misturam experiências on e off-line, merecem destaque. 

Nas firmas, o modelo de trabalho híbrido já vem ganhando espaço. Conforme uma pesquisa desenvolvida pelo Google entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, 44% das empresas brasileiras alegaram que já tinham inserido o modelo híbrido na rotina da empresa. Em geral, os profissionais enxergam esse formato com otimismo e confiança.

Não obstante, outro estudo, realizado pela Deloitte, aponta que 75% dos executivos do mundo têm a pretensão investir mais em experiências híbridas nos anos vindouros. Eles o farão motivados pelas chances de personalização, direcionamento, modernização, criação de laços com o cliente e inclusão.

Logo, a experiência híbrida é uma grande tendência de marketing para 2023. Por isso, é fundamental que as marcas invistam em infraestrutura e tecnologia para acompanhar essa demanda.

4- Marketing de influência

Os influenciadores são os novos “garotos propaganda” que antes eram responsáveis pela divulgação de uma marca em outdoors, rádio, televisão, etc. dando vida, forma e rosto às principais campanhas. Esses garotos propaganda, foram substituídos pelos influenciadores, que são pessoas que criam conteúdos específicos para determinados nichos de público, sendo assim, o marketing digital envolve tê-los falando da sua marca em suas redes sociais e plataformas de comunicação. 

A sacada aqui é buscar influenciadores que falem para o mesmo público que consome o seu produto.

A maior mudança e diferença entre um garoto propaganda e um influencer, é o segundo é um embaixador da sua marca, e através dele que os valores da sua companhia serão disseminados, ele não é apenas um rosto ou uma pessoa que fala com o cliente, pois ele deve expressar os conceitos que a sua organização possui.

Assim, é cada vez mais importante tomar cuidado na hora de definir quem serão os porta-vozes da sua marca, pois é crucial fazer parcerias e contar com embaixadores que tenham valores lógicos para a sua marca, e, naturalmente, esse embaixador precisa ver que aquilo faz sentido para a imagem dele.

5- Vídeo marketing.  

O uso de vídeos nas estratégias de marketing digital não é algo novo. Todavia, esse formato de conteúdo ganha cada vez mais adeptos com a difusão e expansão de redes como o TikTok, o Instagram e o YouTube. 

Além disso, cabe ressaltar que as táticas de vídeos variam de plataforma para plataforma. Ao passo que o YouTube permite e valoriza conteúdos mais longos, explicativos e com descrições mais detalhadas, no TikTok e no Instagram são priorizados os vídeos curtos e objetivos, que passam um conceito rapidamente.

Neste cenário, é fundamental avaliar quais formatos de vídeo são melhores e mais adequados para a sua empresa.

6- Especialização dos profissionais de marketing em nichos mais tecnológicos e ligados às tendências.

Os profissionais do marketing digital são um dos maiores destaques da expectativa para 2023, isso acontece, pois se espera que os trabalhadores do setor busquem cada vez mais informações e especializações na área em que atuam. Assim, terão uma melhor leitura da realidade do segmento, podendo criar campanhas mais assertivas e responsivas.

Afinal de contas, para consolidar uma carreira no marketing, é preciso que o profissional esteja sempre atento às novidades, seja usuário frequente de redes sociais, esteja a par das principais tendências, entenda como planejar e organizar as melhores estratégias para a empresa, entre muitos outros atributos necessários para qualificar um profissional competente.

É muito importante que um profissional do marketing seja atual, sabendo entregar conteúdos relevantes, analisar os algoritmos, entender as métricas e adequar seu perfil ao ramo em que atua.

O marketing digital não pode ser uma área de curiosos, ele precisa ser cada vez mais profissional e qualificado, pois essa é a principal demanda para 2023.