A comunicação visual é um assunto muito interessante para uma análise aprofundada e consistente sobre essa faceta do marketing, uma vez que o domínio dos conceitos de comunicação visual serve de auxílio para a compreensão e elaboração de informativos visuais. Podemos afirmar que os elementos vitais da comunicação visual compõem a totalidade de tudo o que podemos ver. São essas partes que originam as imagens e podem ser aplicadas estrategicamente, sempre que se fizer necessária a utilização da comunicação visual para a difusão de ideias.
Diversas vezes nos deparamos com imagens que não conseguem transmitir nenhuma mensagem, uma vez que podem ter sido elaboradas por pessoas sem estudo de campo e que não possuem conhecimento suficiente para elaborar uma comunicação visual clara e objetiva.
É válido lembrar que, necessariamente, a comunicação por meio de imagens deve transmitir uma mensagem, um conceito, uma informação ou uma ideia.
Veja, não se trata de somente escrever em uma folha em branco, ou criar uma imagem qualquer em um programa de edição. A comunicação visual vai muito além.
Os detalhes visuais melhoram não somente a estética primária de uma imagem, mas também agregam facilidade de assimilação do conceito a ser transmitido.
Naturalmente, essas mensagens não precisam ser formadas somente por gravuras. Na maior parte das vezes, acrescentar textos é importante para facilitar a interpretação daquela mensagem.
Com isso em mente, precisamos saber quais são os elementos que contribuem com a elaboração de mensagens visuais de qualidade.
Lembrando que existem vários recursos que podem ser usados, em conjunto ou isolados, para formular imagens que comunicam. Esses elementos são muito utilizados por artistas, designers, pintores e demais profissionais que trabalham criando beleza para os olhos e são os pilares da comunicação visual.
1- Ponto.
O elemento primário da comunicação visual, nele é onde o serviço começa. Vemos por aí muitos exemplos de imagens criadas apenas com pontos. Isolados ou aglomerados, os pontos podem compor uma belíssima e conceitual imagem. Os tatuadores utilizam essa técnica, chamando-a de pontilhismo.
2- Linha.
A linha parte da continuação dos pontos, tornando-se arestas de uma forma. São importantes para os contornos dos textos e figuras, direcionando e separando os componentes da imagem, reforçando as sensações que estão sendo apresentadas.
3- Formas.
É a resultante das linhas que se encontram. São as imagens em si, com vida e poderio de representação, expondo com clareza aspectos e nuances com as quais nos identificamos. De diversos formatos, se mostram um elemento fundamental para a elaboração de uma comunicação visual inteligente.
4- Cores.
A cor vai muito além do que nossos olhos podem ver, ela é uma ferramenta técnica. Ao olhar uma cor temos despertadas em nós diversas sensações e sentimentos, pois cada cor é capaz de produzir diversos efeitos nos seres humanos; para alguns pode ser contraditória, para outros, chamativa. Tudo depende da ocasião e contexto em que são dispostas. É um elemento tão importante que se tornou alvo de muitos estudos e pesquisas por parte dos profissionais que trabalham com o cérebro e com a mente.
5- Texturas.
Indispensáveis para aludir a algum tipo de material, servem tanto para peças impressas, quanto para as digitais, compondo um fundo que ambienta a imagem, preenchendo espaços e tornando a visualização da arte mais aprazível. Podem simular madeira, pisos, pedras, mármore, etc.
6- Espaço.
Por mais simples que pareça, saber utilizar o espaço adequadamente não é uma tarefa básica. Você não deve amontoar todos os elementos de uma imagem, por exemplo. É importante saber o lugar que cada componente daquela arte ocupará dentro dela. Ainda cabe mencionar que, por vezes, espaços vazios também fazem parte da comunicação. Isso faz do espaço, um elemento crucial para a comunicação visual.
7- Ordem.
Esse componente é extremamente importante! É absolutamente necessário saber organizar cada elemento na arte da comunicação visual. Amontoar tudo, deixar figuras tortas, letras de fontes ou tamanhos diferentes, etc., são os ingredientes de uma comunicação malsucedida.
8- Hierarquia.
Após ter todos os elementos organizados, é fundamental que seja criada uma hierarquia do que aparece na arte. Assim você elenca aqueles componentes que precisam ter maior destaque em relação aos outros, pois eles devem formar a ideia central do conceito, direcionando o espectador à mensagem.
9- Tipografia.
É fundamental para as artes de comunicação visual que terão textos inseridos, ainda que breves. Resumidamente, é o estilo das letras, como: fonte, tamanho, sombreado, contorno, espessura, etc.
10- Peso.
Isso está relacionado ao conteúdo geral da arte, ou a imagem em si. A imagem jamais deve ser pesada ou extremamente carregada de informações a ponto de o receptor mal saber para onde deve olhar primeiro. Esse conceito fica muito bem exemplificado quando tratamos das fontes das letras. Um negrito, um contorno, ou uma combinação de fontes, pode fazer toda a diferença, desde que usada com parcimônia.
Conhecendo os elementos, é importante saber como aplicar tais elementos a fim de obter sucesso na formulação de campanhas construídas pela comunicação visual.
É fundamental manter sempre os seguintes conceitos assertivamente:
– Volume e perspectiva;
– Escala e proporção;
– Movimento e ritmo;
– Contraste;
– Iluminação.
Adotando essas métricas, sua estratégia de comunicação visual tende a ter maior sucesso ao ser aplicada. No mais, é importante contar com a criatividade e inteligência, além de um serviço de um habilidoso designer.