No mercado da propaganda, toda agência de marketing em São Paulo precisa estar a par das principais mudanças que acontecem no mundo, para fornecerem aos seus clientes campanhas contundentes e que atraiam a maior quantidade de público possível, uma vez que a agência de marketing em São Paulo é responsável pela criação de toda forma de interação que uma organização terá com seu público na internet. É importante frisar que a agência de marketing em São Paulo deve expor aos seus clientes como o mundo mudou e como ter campanhas inclusivas fazem toda diferença para o sucesso das ações da agência de marketing em São Paulo.
Nos últimos anos a agência de marketing em São Paulo tem elaborado campanhas com vistas à diversidade, buscando sobretudo atrair públicos diversificados e expandir as operações das empresas, fortalecendo a identidade e o reconhecimento das marcas como apoiadoras de uma sociedade livre e empática. Essa é uma estratégia que integra as atividades da agência de marketing em São Paulo.
Ao longo do tempo, a inclusão foi de pontual à essencial para as marcas que pretendem fidelizar consumidores que não se viam representados nas propagandas de outrora.
– Entendendo o marketing inclusivo
Entender o público e abraçá-lo como um grupo diverso e plural, é a chave para o sucesso dessa modalidade de propaganda.
Estudar o coletivo que utiliza os seus produtos e serviços, considerando informações como etnia, classe social e gênero, é fundamental para o desenvolvimento das campanhas da agência de marketing em São Paulo que deseja definir as personas para um cliente. Dessa forma, é possível direcionar e segmentar suas ações para públicos específicos.
Todavia, há uma estratégia de marketing digital que não abarca tal procedimento para a abordagem do público-alvo. Falamos do marketing inclusivo, uma técnica que pretende incluir públicos diversificados que fogem ao padrão tradicional de raça, classe social e gênero ao montar sua estrutura de anúncios.
Assim, evita-se, sempre que possível, o uso de rótulos ou estereótipos, uma vez que o objetivo é atingir pessoas diferentes.
Alguns setores da sociedade passaram a optar por consumir produtos de marcas e empresas que se engajam nas propagandas direcionadas ao público real, e não a um ideal imaginário.
Isso significa a inclusão de grupos que até pouco tempo não estavam inseridos nas estratégias de marketing.
Assim, pessoas pertencentes à população indígena, negra, comunidade LGBT, pessoas portadoras de necessidades especiais e outros grupos da sociedade, passaram a ter propaganda direcionada a eles e entenderem que aqueles produtos e serviços anunciados também eram para eles.
Hoje, nas propagandas veiculadas em todos os meios de comunicação e anúncio, vemos todos os tipos de pessoas sendo representadas nas chamadas, reforçando a ideia de que todos são bem-vindos e têm o direito de consumir aquilo que está sendo anunciado.
– O marketing inclusivo é necessário?
Sim! A representatividade é um dos pilares do novo marketing, e um de seus maiores benefícios é a conexão que cria com o público, desde que esse note aquela ação de publicidade de fato representa os valores da empresa e a organização não está somente se valendo do recurso para angariar mais fundos. Isso se dá, pois o consumidor, de modo geral, não dá mais atenção às campanhas que tentam vender conceitos que não condizem com a realidade que vivenciam.
Essa característica é ainda mais acentuada com o público jovem, que tende a ser mais engajado em causas sociais e de comportamento, transferindo esses conceitos para forma como irão consumir produtos.
– Como adotar um marketing inclusivo eficiente
O cerne do marketing inclusivo é não se apoiar em estereótipos, sejam de gênero, etnia, capacitismo ou qualquer outro.
É muito importante prezar pela diversidade e representatividade, sobretudo no Brasil onde temos uma pluralidade de raças convivendo com proximidade, logo, o justo é refletir isso nas suas ações publicitárias.
Além disso, se olharmos para o exemplo das pessoas com deficiência, uma vez que elas, independentemente de qual seja a sua deficiência, são consumidores, que comem, bebem, se vestem, gostam de viajar, conhecer lugares e pessoas, muitas delas dirigem, são antenadas em tecnologia, etc. Então, não há nenhum motivo racional para que elas não possam se ver nas propagandas das marcas.
O ponto é a conexão com o consumidor. Ela é benéfica não apenas para a marca que transmite a ideia, mas para quem a recebe e se vê valorizado e parte daquilo.
Outro ponto essencial do marketing inclusivo é a acessibilidade, como os recursos para pessoas com deficiência visual e auditiva terem acesso ao teor da sua propaganda.
Ademais, ter uma propaganda acessível possui relação com a forma como você se comunica com o público, que precisa entender claramente qual é o seu intuito, como o seu produto pode ser útil e como aquela pessoa está inserida nessa realidade.
O linguajar utilizado nas campanhas também deve ser objeto de avaliação, pois ele não pode conter termos pejorativos ou preconceituosos, uma vez que nosso idioma possui diversas formas de expressão que por mais que sejam enraizadas aos nossos costumes, podem soar de modo ofensivo a determinados grupos.
O ideal é construir uma linguagem objetiva, direta, que envolva a todos, independentemente do seu grau de escolaridade. Falar de modo rebuscado, sem necessidade, apenas interfere na sua comunicação com o consumidor e o faz não ter ideia do que você quer dizer.
Adotar essas medidas torna o seu marketing muito mais inclusivo, e com a agência de marketing em São Paulo, é possível desenvolver campanhas inteligentes, que tragam o cliente para perto de você.