De um modo geral o Marketing como ferramenta de geração de lucro, foi se dividindo e tomando outras formas ou atuando em outras frentes, como:
Que trata da forma como se apresentar e causar uma boa impressão tanto na sociedade como no mundo dos negócios
Que trata do conjunto de ações de divulgação e comunicação dentro do ambiente digital, internet e meios eletrônicos.
Que trata da forma de divulgação em massa, utilizando estratégias criativas para atingir o maior número de pessoas possível.
É uma área específica do marketing que trata das estratégias para aumento da procura de determinados produtos por atacadistas, varejistas ou distribuidores, gerando aumento das vendas e reforçando o valor agregado das marcas.
Que trata da forma como nos relacionamos com pessoas ou clientes, no que diz respeito a engajamento e fidelização, inclui também a estratégia de pós venda.
Que trata das mesmas coisas do marketing digital, mas integrando as diversas plataformas e formas de integração com os clientes, sendo mais interativo e assertivo.
Que trata de uma modalidade de negócios onde o lucro é dividido entre uma rede de pessoas organizadas hierarquicamente, sendo que o percentual de comissionamento está relacionado com o nível em que o profissional está na cadeia de produtividade.
É uma área específica do marketing que trata da divulgação de produtos ou serviços através do fornecimento de conteúdo relevante, visando atrair o publico alvo em torno de sua marca, gerando reconhecimento da qualidade e idoneidade pela transparência e demonstração de autoridade no assunto, produto ou serviço.