Uma das maiores qualidades do marketing digital é se adaptar e integrar novas tecnologias para sua aplicação, uma vez que o marketing digital necessita trabalhar com diferentes ferramentas que otimizam suas ações, direcionando o marketing digital pelo caminho ideal na elaboração de campanhas de sucesso. Podemos dizer que os avanços tecnológicos caminham lado a lado com o marketing digital, fazendo dele o recurso ideal para quem deseja se manter atualizado.
Uma dessas tecnologias é o ChatGPT, ferramenta de inteligência artificial lançada recentemente que promete mudar drasticamente o futuro do marketing digital.
Especificamente falando, o ChatGPT ele caracteriza um chatbot que representa a evolução de outras tecnologias existentes, sendo desenvolvido pela OpenIA, empresa fundada por Elon Musk.
A empresa informou que o recurso tem esse nome como uma sigla para Generative Pré-Trained Transformer, evidenciando que o ChatGPT foi treinado através da aprendizagem por reforço de feedback humano.
Tal treinamento consiste no fornecimento de informações por pessoas que atuam tanto como usuários do chatbot, como assistentes da ferramenta, adicionando diferentes informações ao robô a fim de melhorar sua interação.
Os impactos do ChatGPT para o marketing digital ainda são desconhecidos e, por hora, baseados na intuição de especialistas.
Ainda que a ferramenta possa gerar bons conteúdos, ela está longe de ser um recurso impecável, algo importante no mundo do marketing digital.
Ao mesmo tempo que muito se fala das infinitas possibilidades que o ChatGPT cria, muitos se mostram preocupados com a possível desinformação que ele pode passar e por eventuais erros que pode cometer, tornando a ação humana necessária para a verificação do seu conteúdo.
Esse é um ponto a ser observado, pois quem trabalha com marketing não pode apresentar conteúdo enganoso ou equivocado para o público, uma vez que isso afeta diretamente a visão das pessoas sobre as marcas.
A revista Time entrevistou o chatbot como forma de teste e se surpreendeu com as respostas do robô. Ele responde certas questões de modo que fica evidente que ainda é uma ferramenta limitada e que necessita de aperfeiçoamento.
A parte interessante é que a própria ferramenta admite isso, bem como alguns riscos que envolvem o seu uso, dando conselhos de utilização segura aos usuários.
Paralelo a tudo isso, o ChatGPT, assim como diversas outras ferramentas de escrita, pode ajudar o marketing digital, sobretudo na hora de criar conteúdo para blogs, sites ou redes sociais, todavia, é importante frisar que tais ferramentas devem ser utilizadas como facilitadoras e não produtoras de conteúdo.
Todos sabemos que o Google já vem trabalhando no desenvolvimento de ferramentas para detectar conteúdos inadequados criados por IA, sendo tais ferramentas responsáveis por expor textos e artes criados de forma artificial que se tornam spam ou lixo digital.
Por mais que seja inconcebível a ideia de que profissionais experientes possam arriscar serem penalizados pelo Google pelo uso incorreto da IA, existem casos e mais casos em que isso acontece, porém não permanece impune.
Outro recurso de segurança muito importante, é que para ajudar no bloqueio de conteúdos tidos como ilícitos, a OpenIA criou uma espécie de marca d’água que auxilia o reconhecimento de conteúdos criados por inteligência artificial, incluindo o ChatGPT.
O cerne da questão aqui é que a ferramenta é bem-vinda como um recurso auxiliar para o desenvolvimento de imagens e textos que podem ser usados para otimização de sites com técnicas de SEO, sobretudo, para aqueles dias em que somos acometidos pelo bloqueio criativo.
O recurso veio para somar e não para substituir, você pode utilizar as respostas geradas como fonte de inspiração para criar um excelente conteúdo para o marketing da sua empresa.