Estar ligado nas tendências do Instagram para 2023 influencia diretamente a qualidade do seu marketing digital para esse ano, pois o marketing digital deve se basear nas diferentes preferências do público ao criar ações para um marketing digital eficiente. Assim, o marketing digital fortalece o mercado e facilita a vida dos usuários das redes sociais.
Por mais curioso que o título desse texto pareça, saiba que ele faz total sentido e está em absoluta consonância com os temas que envolvem as tendências do Instagram para esse ano.
Antes de nos aprofundarmos nesse assunto, precisamos entender como as novas gerações se conectam ao mundo e quais convicções trazem consigo.
Sabemos que a juventude está extremamente ligada a causas sociais, políticas, ambientais e identitárias.
Esse fato influencia a maneira como se comportam, pensam, conversam e, principalmente, consomem.
Logo, como os jovens são os maiores protagonistas dos movimentos na internet, é preciso considerar suas preferências, além de entender que estamos falando de uma geração que valoriza o lado humano antes de tudo, sobretudo após a pandemia.
Assim, é possível mensurar o que pode ou não fazer sentido para eles na hora de consumir conteúdo online e optar por acompanhar um influenciador.
E dessa forma chegamos ao ponto central do nosso artigo, que explica a relação entre os três elementos no título.
Podemos começar afirmando que a geração Z tem preferência por consumir conteúdo criado por pessoas comuns, de modo que vejam a rotina de uma pessoa normal, sem grandes produções por trás de cada postagem.
A referida geração está no centro do mundo atualmente e todas as ações de marcas e produtos são direcionadas a ela.
E os microinfluenciadores sintetizam perfeitamente esse conceito, pois não contam com grandes corporações guiando as suas ações, eles são pessoas autênticas que falam o que pensam, agem segundo seus princípios e prezam pelos seus valores antes de tudo.
Isso é o que público tende a buscar mais e mais vezes daqui em diante, pessoas com as quais eles se identificam e fazem coisas onde eles se veem inseridos naquele contexto.
Para além dos microinfluenciadores, temos a questão do tipo de conteúdo que será valorizado em 2023.
Veja, já estabelecemos quem serão os principais porta-vozes de tudo que vai rolar no Instagram ao longo do ano. Mas, o que vai fazer sucesso então?
Além do conteúdo original, onde o público enxerga a verdade no que está sendo entregue, o teor daquele material também é importante.
Temas que remetem a causas sociais e ambientais podem ser linkados com diferentes conteúdos, indo desde a moda sustentável, até posts que falam da visibilidade da mulher nos setores da economia.
Por falar em economia, note como os jovens estão valorizando essa questão ultimamente, pessoas entre 18 e 30 anos estão cada vez mais interessadas em compreender o mercado financeiro e investir seus ganhos em algo rentável, fazendo desse tipo de conteúdo algo útil e interessante para o público em 2023.
Os famosos DIY (Faça Você Mesmo em tradução livre) são uma grande tendência para 2023, pois, preocupados com meios de economizar recursos junto à consciência ambiental demonstrada pela geração Z, vídeos de tutoriais que ensinam e desmistificam a confecção de diferentes itens se mostram um conteúdo relevante para essa galera, pois estão aprendendo, economizando, reciclando e salvando a natureza em uma única cartada.
Com a valorização de diferentes culturas ocasionada pela globalização, a gastronomia serve como uma ponte para conhecer costumes e tradições dos mais diversos países, impelindo os Gen Z a explorar culturas diferentes pelo paladar.
Veja que cerca de 68% dos usuários do Instagram declaram que continuarão ou gostariam de conhecer comidas típicas de diferentes lugares após conhecê-las pela internet.
Aqui, os conteúdos virais e nichados são a pedida certa para quem quer fazer sucesso esse ano.
E assim, esse é mais um conteúdo que estará em alta no decorrer desse ano, sendo valorizado pelo usuário, principalmente quando apresentado por alguém comum, na cozinha de casa e sem muita formalidade.
Por fim, temos os conteúdos relacionados a cultura geek, unindo todo o universo de jogos, séries, animes, filmes, etc.
Aqui temos um plus, pois o usuário tende a gostar de assistir a esse tipo de conteúdo produzido por pessoas reais, que pensam como ele e agem de forma natural diante das mais diversas situações.
O diferencial fica por conta dos eventos presenciais que vão unir os criadores de conteúdo ao público que o acompanha.
Eventos abertos ao grande público onde você encontra o seu microinfluenciador favorito pelo corredor farão muito sucesso por oportunizar o encontro de pessoas.
E isso, claro, renderá muito conteúdo para a internet.
Como podemos ver, é preciso se adaptar e saber direcionar o seu conteúdo para atender as expectativas do público durante o ano, com todas essas novidades não ficando restritas somente aos exemplos citados e abraçando uma vasta gama de possibilidades para os mais diferentes segmentos.