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Agência de marketing: Quanto custa?

Agência de marketing: Quanto custa?

Optar por contratar os serviços de uma agência de marketing, é o primeiro passo para profissionalizar a imagem e a propaganda dos seus negócios. Pois, através das campanhas realizadas por uma agência de marketing, ocorre a verdadeira interação entre a sua empresa e os clientes que você já tem e os que deseja prospectar. Os trabalhos desenvolvidos pela agência de marketing englobam diversos setores da sua empresa, indo desde a concepção da sua logomarca, passando pelo estudo de público e elaboração de estratégias de propaganda, indo até à veiculação dos anúncios nas plataformas e na linguagem ideais para cada área de atuação. Cabe destacar que os profissionais da agência de marketing, são especialistas em realizar uma leitura assertiva do mercado, do seu ramo de atuação e de como o seu público tende a interagir com a sua marca.

Todavia, existe um certo estigma relacionado aos custos que esse tipo de contrato pode trazer para sua companhia. Porém, contratar os serviços de uma agência de marketing digital é mais tangível do que a maioria das empresas imagina. 

A verdade é que a maioria das empresas possui sim um orçamento que sustenta a contratação de uma agência de marketing, sendo que esse investimento pode ser potencializado à medida que a empresa vai conquistando o mercado. 

Muitas companhias possuem o equívoco entendimento de enxergar o marketing digital como uma despesa e não como um investimento que traz a oportunidade de aumentar a receita e, consequentemente, o lucro. 

Isso vem interferir no sucesso das companhias e atrasar seu desenvolvimento.

Porém, os institutos de pesquisa da área apontam que 50% dos usuários de aparelhos celulares procuram sites de empresas em um único dia por meio de pesquisas locais.

Os valores cobrados por uma agência de marketing é definido por diversos fatores, entre eles:

– Grau de experiência da agência;

– Desígnio do projeto;

– Localização da sede da empresa;

– Relevância da agência;

– Tipo de serviço a ser executado.

O custo varia de agência para agência. Algumas preferem contratos mensais e outras cobram de conforme o projeto vai se desenvolvendo. É difícil delimitar os valores cobrados pelas agências, porém costumam ir de R$1.000 ao mês a R$20.000 por mês. Ainda existem aquelas que cobram muito além desse valor, mas consideram os aspectos já mencionados.

O objetivo do projeto possui maior influência sobre o custo. Contratar uma agência de marketing para conceber uma estratégia, aplicá-la e gerir uma campanha diariamente é naturalmente mais oneroso do que somente solicitar breves serviços de consultoria.

Para firmas com orçamento menor, uma boa ideia é iniciar fechando um contrato com agências que oferecem consultorias. Isso inclui a formulação de análises de mercado, inclusive estudos sobre seu produto, pesquisas sobre as ações dos concorrentes e uma detalhada análise do que seu público espera da sua marca. Além da criação de estratégias e planos de marketing que fazem você sair do ostracismo e ganhar notoriedade.

O escopo do projeto incluirá os serviços de marketing contratados. O marketing digital, por exemplo, abarca serviços de design e desenvolvimento de sites, redação, trabalhos de mídia social, publicidade online, e-mail marketing, otimização de busca, possível criação de vídeo, etc. 

Quanto mais serviços uma empresa oferece, maior. Mesmo sendo fato que a empresa precisa seguir uma métrica abrangente nas suas ações de publicidade, esta mesma empresa pode iniciar seu contrato com um ou dois serviços à medida que o tempo for passando, pode ir adquirindo outros serviços para expandir seu alcance.

Somente a experiência prática, poderá dar um feedback de qual o melhor caminho a ser seguido. Uma vez que existe uma conexão entre o conhecimento e o resultado que uma agência de marketing irá apresentar por meio das suas ações.

Para elaborar um orçamento, as empresas consideram diversos fatores, porém antes de aceitar esse orçamento, você deve observar alguns quesitos como, por exemplo:

– Qual a experiência dessa agência?

– Ela já gerenciou outras companhias?

– É possível confirmar o sucesso da assessoria desta agência por meio dos resultados que ela apresenta?

– Quanto cada cliente obtém de retorno pelo investimento?

Isso tudo deve ser condizente com o valor que a empresa apresenta em seu orçamento. Valores mais elevados podem ser justificados pelo nível de experiência, certificados, cases de sucesso, entre outros.

 

A localização e o tamanho da agência de marketing também influenciam o preço do serviço, uma vez que empresas grandes das principais capitais oferecem um orçamento mais alto, escritórios menores de cidades mais afastadas tendem a fazer um preço mais baixo, todavia isso não significa que apresentam um serviço mais eficiente e responsivo. Esta diferença de preços se dá principalmente pelo fato do custo de vida e investimento de cada agência possuir relação direto com o local onde estão situadas.

 

O importante é que antes de fazer a contratação de uma agência de marketing, você tenha de forma sólida, a ideia de qual é o seu objetivo. É em cima dessa informação que as agências irão direcionar as ações.

Não adianta investir sem saber qual é a meta a ser alcançada.

É pertinente mencionar que ao contratar um agência que disponha de infraestrutura, você terá acesso a serviços profissionais, como analistas, designers, social media e gerente de tráfego, por exemplo.

É realmente impossível estabelecer um preço fixo para a contratação de uma agência, contudo, o que fica evidenciado, é a quantidade de benefícios que essa contratação traz para o seu negócio.