Agência de marketing digital em São Paulo | Goodworks

Calendário sazonal: Como vender mais nas datas oportunas

Calendário sazonal: Como vender mais nas datas oportunas

O Calendário Sazonal é um dos recursos mais utilizados pelos profissionais de marketing e vendas, uma vez que não somente registra marcos históricos, acontecimentos especiais e eventos, mas também é um excelente aliado na promoção de marcas e serviços.

Em função disso, várias empresas fazem uso deste calendário para montar suas estratégias de marketing, criar campanhas e elaborar conteúdos específicos.

É de extrema primazia conhecer e entender a fundo como se valer desta ferramenta para aumentar o lucro e os resultados oriundos das suas ações de propaganda.

O primeiro passo é conhecer a fundo o público que será alvo da sua campanha. Separe as datas específicas de acordo com o tema e com quem é que está a ser lembrado ou homenageado naquela ocasião. Contudo, faça isso levando em consideração o perfil dos seus clientes. Levando em conta a faixa etária, grau de instrução, grau de religiosidade etc.

Quanto mais você conhecer o comportamento dos clientes, melhor será a elaboração e direcionamento das suas ações e assim você poderá aproveitar melhor cada oportunidade que as datas lhe oferecerão.

Procure analisar quais são as melhores datas para atuar, todo mês é cheio de datas em que há alguma comemoração diferente baseada em um tema ou evento especial. Porém nem todos os temas querem dizer algo ou fazem sentido para o seu público. Entretanto, as datas mais tradicionais merecem sim a lembrança e ações em cima delas.

Considere também trabalhar sobre datas não oficiais, mas que possuem grande apelo com o público em geral e podem causar um impacto positivo para sua marca. Se você as tratar da maneira correta elas irão ajudar a gerar forte empatia das pessoas com a sua empresa.

Lembre-se de sempre estabelecer metas e cumpri-las. Quando decidir qual será seu calendário sazonal, inicie a criação do cronograma, leve em conta quais mídias irá utilizar, o formato dos artigos produzidos, o objetivo das ações implementadas e se haverá benefícios que você poderá oferecer em decorrência da data.

Saiba analisar a linguagem de cada público que utiliza as diferentes formas de mídia social e adapte seu conteúdo a cada um deles.

Para finalizar, você irá coletar uma série de informações importantes que poderão guiar suas ações futuramente. Analise tudo que funcionou e o que não funcionou, como fazer no próximo ano sem que se torne repetitivo e quanto ao que não deu certo, avalie se vale a pena mudar a estratégia ou abandonar a data. Utilize métricas para definir os rumos das campanhas seguintes e aprenda a usar este recurso para alavancar suas vendas várias vezes ao ano.