Agência de marketing digital em São Paulo | Goodworks

Confira como o foco na experiência vem mudando a maneira de fazer marketing digital

Confira como o foco na experiência vem mudando a maneira de fazer marketing digital

Com o passar do tempo, o marketing digital foi se transformando, e isso evidencia uma das maiores características do marketing digital: sua capacidade de adaptação para compreender melhor os anseios do público, entregando a eles exatamente o que procuram. Assim sendo, vemos que as campanhas de marketing digital estão cada vez mais personalizadas e direcionadas aos nichos específicos de consumidores, pois o marketing digital se preocupa em entregar sempre o melhor para os usuários das redes sociais e sites.

Com essa transformação nos valores que regem a forma de direcionar as propagandas, os consumidores também estão mais exigentes, não se convencendo facilmente da eficiência dos diferentes produtos e serviços.

Questões sociais, ambientais e econômicas entram cada vez mais em pauta na hora de elaborar uma estratégia que resulte em uma ação de marketing digital relevante para as pessoas, influenciando diretamente o modo de escolher produtos para o seu cotidiano.

As novas gerações têm essa característica muito forte para definir suas escolhas. São jovens que levam em sua formação a preocupação com a inclusão das minorias e a garantia dos direitos para esses setores, estando engajados com tais assuntos.

O novo perfil do consumidor valoriza a qualidade nas experiências que vivenciam, bem como o respeito e aceitação. Logo, adotam filosofias nesse quesito até no momento de interagir com marcas e consumir produtos, dando preferência para quem também levantar essas bandeiras.

Podemos usar o exemplo de pessoas engajadas com as causas ambientais, que optam por produtos que não são testados em animais e não ferem a natureza para sua confecção, utilizando fontes de energia renováveis e materiais sintéticos não poluentes.

Ainda temos os usuários que preferem interagir com marcas que o façam se sentir único e especial durante a jornada de compras, criando uma sensação imersiva do começo ao fim do processo, assegurando, também, o retorno daquele cliente.

As tecnologias vêm mudando e direcionando permanentemente a jornada do cliente, e essa tendência se tornará cada vez mais acentuada daqui em diante, sobretudo no que se refere a experiência do cliente durante suas interações com a marca.
É preciso investir em recursos e pessoal capacitado que possam realizar uma leitura certeira dos diferentes perfis de consumo e adequar as campanhas de marketing digital para valorizar cada momento do seu cliente no seu site ou rede social, desde o primeiro contato dele com a sua propaganda até a concretização da compra.

Uma medida inteligente é se valer dos dados analíticos para personalizar a experiência do usuário, gerando nele o sentimento de satisfação e evitando perdas e dispersão de público.

Nesse ponto, as empresas devem deixar explícito que o cliente vai encontrar nelas aquilo que realmente precisa, ou seja, um produto ou serviço desenvolvido para atender às suas necessidades específicas.

Com foco total na qualidade do conteúdo encontrado pelo usuário nas suas plataformas, uma vez que esse é um pilar do marketing digital, se caracterizando pela relevância do seu conteúdo Inbound e SEO, que precisam ser relevantes.

A comunicação deve acontecer de forma direta e fluida, se valendo de um interlúdio objetivo e direcionado.

Uma dica é colocar perguntas nos subtítulos, tal qual fazem os consumidores quando buscam informações sobre os produtos.

Desse modo, o usuário pode fazer sua pesquisa, sem precisar sair da sua página, fortalecendo nele a imagem que tem referente a autoridade que você possui naquele segmento.

Atualmente, o foco do marketing digital está em garantir uma boa experiência do usuário ao contactar uma marca, sendo esse um ponto-chave para o sucesso na execução de campanhas. Lembre-se que o cliente agora é o protagonista no processo de aquisição de produtos e contratação de serviços.