Hoje em dia, praticamente todo mundo tem um smartphone ou tablet com acesso à internet, e muitos ainda utilizam computadores e notebooks, principalmente durante o expediente de trabalho ou estudos.
A praticidade do smartphone e disponibilidade em tempo integral faz com que as pessoas prefiram utilizar o aparelho para acessar redes sociais, fazer pesquisas sobre assuntos de interesse, checar e-mails, ler notícias, acessar blogs, sites, conversar com as pessoas e grupos via WhatsApp, e claro, fazer compras.
Essa facilidade só acontece devido ao layout mobile e layout responsivo aplicado nos sites.
O Layout Mobile é desenvolvido especificamente para dispositivos móveis (celulares e tablets). Existe uma enorme variedade de resoluções desses dispositivos, além disso, há os que usam na posição vertical e os que usam na posição horizontal.
É preciso garantir o funcionamento e a visualização da plataforma corretamente, independentemente de onde o usuário acessar, no smartphone, no tablet, no notebook ou no desktop. Portanto, no layout mobile de um site, é preciso desenvolver a partir do zero uma versão exclusiva para dispositivos móveis. Ou seja, há a necessidade de uma versão do site para notebooks e desktops e outra específica para dispositivos móveis. Isso resulta em mais trabalho e mais gasto.
O Layout Responsivo é a adaptação do layout no dispositivo no qual ele é aberto. Ou seja, o site é desenvolvido com uma codificação especial que identifica a resolução do dispositivo no qual ele foi acessado, seja notebook, desktop, smartphone ou tablet.
As páginas do site são exibidas de forma adaptada mantendo a qualidade da visualização e leitura de seu conteúdo. Isso permite que funcionalidades que são ideais para desktop ou notebook possam ser desativadas no smartphone e no tablet, sem prejuízo na qualidade e experiência no acesso.
Ambos os modelos de layout possuem os mesmos objetivos, oferecer uma excelente experiência e qualidade no acesso a um site.
Porém, existem diferenças que são muito importantes entre o Layout Mobile e o Layout Responsivo.
O Layout Mobile exige o desenvolvimento de uma versão específica para dispositivos móveis. Ou seja, exige mais trabalho, já que é necessário desenvolver uma versão do site para dispositivos móveis e outra versão para desktop e notebook. Isso implica em custos maiores e prazos mais longos, além do conteúdo duplicado no servidor.
Já o Layout Responsivo, seu desenvolvimento é único, utilizando uma codificação especial que faz com que o site se adapte à resolução do dispositivo acessado. Essa adaptação é vantajosa, já que ao acessar o site, apenas a codificação essencial é carregada, se tornando um grande atrativo para a busca orgânica do Google.
A escolha do modelo do layout depende muito da necessidade de sua empresa, veja com atenção todas as exigências com relação a um site e escolha com calma e inteligência.