O e-commerce é uma ferramenta e uma oportunidade de renda absolutamente promissora, é um recurso que veio bem a calhar com advento da internet e a expansão do marketing digital, fazendo com que o e-commerce ganhe cada vez mais espaço. No e-commerce o empreendedor basicamente anuncia seus produtos em plataformas de vendas online ou cria sua própria plataforma (site de vendas), a partir disso, ele precisa estar atento às oportunidades de negócios e criar laços com seus clientes, fazendo seu e-commerce ganhar notoriedade e reconhecimento entre o público.
Para ajudar você, empreendedor, que deseja alcançar o sucesso com seu e-commerce, separamos algumas dicas básicas do que fazer para atrair atenção, aumentar as vendas e fidelizar o público.
Antes de tudo considere esses aspectos:
– Planejamento estratégico;
– A preparação do site;
– Marketing de busca;
– E-mail marketing;
– Marketing nas mídias sociais.
Esses itens deverão nortear suas ações e guiar você ao sucesso.
A partir desse ponto, explicaremos detalhadamente como colocar em prática suas táticas de expansão do e-commerce:
1- Planeje como divulgará seu negócio na internet.
O marketing digital moderno é uma ciência na qual o planejamento é o pilar principal. Sem ele, não há como atingir os seus objetivos e certamente você será onerado em um valor muito maior do que o necessário.
Assim, o primeiro passo para a divulgação do seu e-commerce é justamente a formulação de um plano de ação de marketing digital, no qual você fará uma análise do seu nicho e público, para então traçar a sua estratégia.
Essa etapa irá definir de que forma a sua empresa irá atuar e quais ferramentas serão utilizadas.
Não existe uma fórmula mágica para determinar como divulgar um negócio na Internet. Cada setor possui nuances específicas que determinam quais são as melhores ferramentas a serem utilizadas.
2- Crie um site responsivo e imersivo.
Você não pode divulgar seu e-commerce se não tiver um site para onde direcionar as pessoas. Por tanto, é importante que invista em um site bem estruturado, de qualidade, que abrace o usuário e o faça “imergir” nos conceitos que você está apresentando para propiciar o negócio.
O marketing digital, seja através do Google, redes sociais ou até e-mail marketing, precisa estar preparado para assimilar essas informações, para depois tratá-las adequadamente.
Se você insiste em manter aquele site amador, você não chegará ao sucesso. O e-commerce demanda profissionalismo e respeito com o cliente.
3- Se destaque nos buscadores.
Independentemente do seu setor de atuação, ser encontrado no Google é um diferencial determinante para o sucesso das suas campanhas.
Por isso, aposte em boas estratégias para expor suas páginas nos maiores buscadores da atualidade.
Trabalhe os resultados orgânicos e pagos, afinal de contas, dinheiro faz dinheiro e você precisa investir naquilo que acredita.
4- E-mail marketing
Após fazer uma criteriosa seleção do seu público, vale a pena considerar o envio de e-mail marketing. Um dos grandes equívocos da atualidade é a impressão de que essa modalidade de marketing morreu. Ledo engano!
Ainda existe um público fiel que não dispensa a interação com e-mails que divulguem os produtos e cupons de desconto.
Entenda que isso é uma forma de manutenir a sua relação com uma esfera do seu público.
6- E-commerce precisa de marketing de conteúdo.
Se você quer se tornar uma referência e demonstrar ao público que possui autoridade e propriedade para falar de assuntos relacionados aos produtos que você comercializa, você precisa abordar o tema e assuntos que o circundam nas suas redes e no seu blog.
Muito mais do que somente uma ferramenta de divulgação, isso serve para lhe colocar em posição de destaque como alguém que sabe tudo sobre aquilo que vende.
Além disso, invista nas redes sociais e plataformas de vendas online para otimizar seu alcance e interação com os possíveis clientes.
Faça contatos e busque parceiros para a divulgação dos seus produtos ou serviços. Atualmente, os influenciadores se tornaram os novos garotos propaganda para diversas empresas, e é possível vê-los à frente das principais campanhas de marketing digital do momento.
Seguindo essas dicas, você torna sua loja online atrativa, desde que a encare com seriedade e se empenhe em fazê-la crescer cada vez mais.