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Entenda a diferença entre influencer e criador de conteúdo

Entenda a diferença entre influencer e criador de conteúdo

Com todas as novidades que os ambientes online nos proporcionam diariamente, seja através do marketing digital, entretenimento, informativos, etc., por vezes fica difícil acompanhar as constantes mudanças que acontecem na internet, uma prova disso é que muitas pessoas não conhecem especificamente a diferença entre um criador de conteúdo e um influencer, mesmo que o marketing digital utilize os serviços das duas classes e ambos façam parte do cotidiano de todos. Os dois tipos de profissionais possuem características únicas e podem agregar muito valor às campanhas de marketing digital, inclusive, o próprio marketing digital entendeu que ter alguém à frente da sua marca na internet é fundamental para potencializar as vendas, por isso, não é incomum encontrar influenciadores e criadores de conteúdo fazendo o marketing digital de diversas companhias.
Mas para entender como cada um pode ajudar os diferentes ramos de atividades atuantes na web, elucidamos como ambos desenvolvem suas atividades.

Muitos tendem a crer que a pessoa que cria conteúdo é uma influencer, bem como se questionam se o influenciador também não está criando conteúdo.
É necessário entender que blogueiro, criador de conteúdo e influencer, são profissões distintas e com características sólidas que as diferenciam.
Desde que produzir conteúdo para a internet se tornou uma profissão, as pessoas passaram a ganhar dinheiro através da sua imagem nas redes e sites, e com isso, muitos conceitos novos correlatos ao tema surgiram. As denominações de diferentes ramos de atividades na internet, apenas especificam a linha que determinada pessoa está seguindo para trabalhar.

– Digital Influencer (Influenciador):
É aquele que utiliza as plataformas digitais para influenciar pessoas, utilizando meios específicos para exercer essa influência e se valendo dessa habilidade de convencimento influencia outras pessoas que possuem interesses em comum com a linha de atuação desse influenciador.
Assim como os treinadores influenciam seus atletas, um líder o faz com os colaboradores, ou um amigo influencia os outros na maneira de pensar, agir, vestir, etc., os influenciadores buscam inferir ideias e conceitos para pessoas que nem sempre estão fisicamente perto deles.
A principal diferença é que o influenciador usa a internet para fazer isso e alcançar o maior número de pessoas, sendo capaz de se comunicar com qualquer um ao redor do mundo.
Esse profissional vem ganhando destaque em ações publicitárias de marketing digital, pois como o público do influenciador tende a ser bem selecionado, empresas que trabalham com aquele segmento se beneficiam da influência que esta pessoa exerce sobre quem acompanha suas redes, além de que os seguidores reconhecem nela a autoridade para abordar diversos assuntos, inclusive para indicar marcas, produtos, serviços, locais, etc.

– Criador de conteúdo (Creator):
Já o criador de conteúdo é alguém que produz conteúdo para alguma plataforma específica ou para várias delas, todavia ele não precisa ser conhecido na internet.
Ele ainda pode produzir conteúdo para outras pessoas, não necessariamente para si. O criador de conteúdo pode atuar amplamente criando conteúdo para empresas, sites, influenciadores ou para ele mesmo.

Muitas pessoas confundem o criador de conteúdo com o blogueiro, porém o blogueiro atua exclusivamente em sites dos quais ele é o proprietário, ao passo que o criador de conteúdo atua em diversos sites distintos.
Isso faz do criador de conteúdo um profissional visado por companhias que almejam atuar online e fortalecer o seu marketing digital de conteúdo.

Tanto o Influencer quanto o Creator são a nova cara do marketing digital, tanto pela habilidade de comunicação, quanto pela autoridade que demonstram em determinados assuntos.
Cada um, do seu modo, se firma cada vez mais como o futuro da propaganda online que quer abranger o maior público possível, criando envolvimento e pavimentando o sucesso da sua companhia.