Obter sucesso na internet não é algo que acontece da noite para o dia, leva um certo tempo até conseguir gerar um tráfego relevante no site, ou conquistar uma quantidade significativa de seguidores engajados nas redes sociais e conseguir um aumento das vendas.
Quem está no mundo dos negócios sabe que tempo é dinheiro e é preciso agilizar o máximo possível o aumento das vendas. Uma ótima solução é contratar um micro influenciador para vender mais, e de forma mais rápida.
Quando pensamos em influenciadores, logo pensamos em alguma celebridade ou grandes nomes com milhões de seguidores nas redes sociais e que devem cobrar uma fortuna para fazer qualquer tipo de divulgação, mas poucos lembram do micro influenciadores.
Micro influenciadores são youtubers, blogueiros, instagrammers e até mesmo tiktokers de diversos nichos e que não possuem milhões de seguidores, mas possuem uma quantidade expressiva o suficiente para gerar bons resultados nas vendas.
Segmentação específica – Geralmente, os pequenos influencers atuam em um nicho muito específico, como um gamer que faz gameplay de jogos ou uma maquiadora que só posta conteúdo de maquiagem e moda.
Isso significa que sua audiência é muito específica, ou seja, mesmo com audiência menor que grandes influenciadores, possuem seguidores realmente engajados.
Maior interação – Micro influenciadores possuem públicos menores, portanto, costumam interagir mais com o seu público, isso cria maior engajamento. Também torna o micro influenciador mais acessível ao público, que passa a acompanhá-lo como se fossem amigos.
Isso torna o seu público realmente envolvido com todo o conteúdo que o influencer posta.
Facilidade de negociação – Grandes influenciadores geralmente possuem uma equipe de relações públicas para negociar ofertas de publicidade, são altamente requisitados e de difícil contato.
O micro influenciador é mais acessível, e geralmente, conversamos diretamente com ele, que fica até mais empolgado em receber propostas publicitárias. Isso faz com que eles caprichem e divulguem seus produtos, serviços e marca com empolgação e qualidade.
Valores mais acessíveis – Os grandes influencers são disputados, recebem propostas de grandes marcas e cobram muito caro para fazer qualquer campanha publicitária.
Já o micro influenciador, ao receber uma proposta de divulgação, além de ficar entusiasmado, é mais flexível para negociar valores. Em uma conversa, é possível chegar a um acordo que beneficie os dois lados. Então, mesmo com o orçamento apertado, é possível divulgar sua marca com um micro influenciador a valores que estejam dentro do orçamento.
Como é possível perceber, os micros influenciadores são excelentes oportunidades para você divulgar sua empresa, produtos e serviços de forma eficiente, rápida, que gere alto engajamento e os resultados sejam expressivos.
É importante escolher um micro influenciador que esteja dentro do segmento de sua empresa.
Veja o exemplo da influencer Camilla Couto (@thecamillacouto), que possui em seu Instagram quase 8 mil seguidores, totalmente ligada em moda e apaixonada por cores, com um conteúdo relevante e engajado com o público feminino. Por meio de postagens coloridas e com muito alto astral, Camilla consegue uma grande interação.
Camilla Couto é o perfil ideal para empresas que possuem o mesmo público-alvo como: marcas de roupas, calçados, bolsas e acessórios, jóias e bijuterias, itens de decoração, entre muitos outros segmentos que estão ligados ao estilo da influencer!
1 – Qual foi o momento em que se descobriu influencer?
“Desde a época dos blogs, onde recebia comentários de pessoas seguindo minhas dicas ou até mesmo comprando produtos que indiquei. Todos nós somos influenciadores, a diferença é que alguns exercem influência através do digital.”
2 – Quais são as redes sociais que você usa?
“Tenho como prioridade o Instagram, mas em segundo plano uso o TikTok, Facebook e Clubhouse.”
3 – Quais as grandes influencers que te inspiram?
“Eu amo a @iris.apfel, ela prova que não tem idade para expressar quem somos.
Também adoro a @marta_sierra, ela esbanja autenticidade em seus vídeos.
No cenário nacional adoro acompanhar as irmãs @twolostkids”
4 – Existe muita diferença de valores em uma campanha publicitária se você tem poucos ou muitos seguidores?
“Sim, é bem comum essa diferença de valores. Para quem tem menos seguidores, muitas propostas são permutas! Acredito que as marcas tenham que revisar esse conceito de seguidores e analisarem o real engajamento e a voz ativa de cada influenciador com sua tribo.”
5 – Como você acha que vai ser o seu futuro como influenciadora? O que você espera?
“Eu não quero me perder no meio do caminho. Comunico moda há anos e eu amo a comunidade que formei. Uma vantagem de ser micro é a humanização e a troca real que temos com os seguidores, eles realmente viram nossos amigos! Sendo assim, acredito que meu futuro como influenciadora é sim crescer nas redes, mas nada que saia fora do meu controle, rs.”
6 – Como é o mercado de influencer e como você lida com a concorrência dos novos influencers?
“O mercado de influência é relativo, é como toda profissão sabe? Você vai encontrar pessoas boas nesse caminho, mas também vai encontrar aquelas que querem puxar seu tapete. Acredito que tenha espaço para todo mundo, mesmo o nicho de moda sendo tão saturado, cada influencer tem sua particularidade e seu modo de se comunicar.”
7 – Como funciona a negociação quando uma marca te procura para uma parceria?
“Geralmente eles pedem o meu mídia kit e analisam todas métricas e cases com outras marcas. Meus valores já estão inclusos lá, mas claro que sempre tenho essa conversa com o cliente para pensarmos em uma ação dentro da expectativa e do budget.”
8 – Você costuma ir atrás das marcas ou elas vêm atrás de você?
“Eu fazia isso no início, hoje em dia são elas que me procuram para realizar campanhas. Mas não seria problema algum eu me interessar por algum produto e sugerir uma parceria!”
9 – Como você lida com o fato de influenciar milhares de pessoas?
“É uma grande responsabilidade né? Entender a dor do outro e tomar cuidado com nossos posicionamentos na internet. Mas no geral, eu lido muito bem, estudei e estudo muito para criar um bom conteúdo, e ver que essa influência realmente acontece é muito prazeroso.”
10 – Para finalizar, fale como você pode ajudar uma empresa a vender mais.
“Bom, o trabalho com marketing de influência é um caminho a ser percorrido. Acredito que uma boa frequência de postagens através de uma parceria contínua tenha um melhor resultado, pois o público vai entender que isso faz realmente parte da sua rotina, a sua credibilidade aumenta, e como consequência, ocorrem as vendas. Vale lembrar que sempre é bacana disponibilizar cupons de desconto, assim a marca consegue metrificar as vendas, e claro que os seguidores adoram um descontinho.”