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Gestão de Redes Sociais: O que é preciso evitar para não poluir suas redes sociais e como torná-las atraentes ao público

Gestão de Redes Sociais: O que é preciso evitar para não poluir suas redes sociais e como torná-las atraentes ao público

A gestão de redes sociais é uma ferramenta muito importante para quem deseja aumentar sua influência e, consequentemente, suas vendas online, uma vez que a gestão de redes sociais permite a você avaliar quais as melhores práticas de postagens, além disso, a gestão de redes sociais te ajuda a não cometer graves erros que acabam poluindo seu perfil, prejudicando seu alcance e passando uma imagem negativa para o seu público-alvo. Ao longo desse artigo vamos falar sobre algumas práticas nocivas ao seu perfil nas redes e que podem ser evitadas com uma boa gestão de redes sociais.

Com o aumento de usuários na internet, não divulgar os seus negócios nas redes sociais é um claro sinal de que você está perdendo tempo e não acompanha as mudanças no mundo, e sem uma presença forte nas redes sociais as chances de aumentar suas vendas e o reconhecimento da sua marca se tornam diminutas.

Divulgar produtos e serviços nas plataformas sociais é a certeza de sucesso para sua empresa, além de uma excelente oportunidade para criar um relacionamento consistente com seus consumidores e assim fidelizá-los. Tudo isso sempre com uma gestão de redes sociais profissional.

Para conquistar todas as vantagens que as redes sociais oferecem, é preciso ter um planejamento estratégico que mire em vários fatores, entre eles se destacam: conteúdos relevantes, qualidade nas interações, calendário de publicações, entre outros aspectos fundamentais.

Porém, muitas empresas não conseguem elaborar um planejamento estratégico eficiente, cometendo erros crassos na hora de divulgar seu trabalho nas redes sociais.

É importante ressaltar que esses erros seriam facilmente evitados com uma qualitativa gestão de redes sociais.

1- Mal atendimento

Como qualquer outro meio de comunicação, as redes sociais precisam apresentar um bom atendimento aos usuários, e isso não fica retido apenas às interações nas mensagens privadas, mas também está relacionado como você responde a um comentário independentemente do teor dele, afinal, o que adianta apresentar seus produtos e serviços e não dispor de profissionais qualificados e preparados para responder possíveis dúvidas e ajudar o usuário em sua jornada de compra.

2- Não seguir um calendário de publicações

Um erro que ocorre com frequência e que muitas empresas cometem, é não conceber um calendário de publicações.

 É preciso entender que não basta apenas fazer uma publicação uma vez por mês nas redes sociais para conseguir os resultados que deseja, por outro lado, publicar massivamente e ainda por cima conteúdo repetitivo, é outro grande erro.

A gestão de redes sociais requer parcimônia, estudo, bom senso e persistência para oferecer postagens de qualidade e que possuam relevância para seu público, conquistando novos clientes.

Para tornar isso uma realidade, é necessário definir horários e datas para veicular conteúdos relacionados ao seu tipo de atividade, contribuindo para um maior conhecimento do usuário sobre sua empresa.

Vale mencionar que estudar os horários nos quais o seu público mais acessa a rede e quais dias da semana ele se mostra presente e ativo, te ajudam a definir, além dos horários, as datas certas para publicar.

É importante ressaltar que, as pessoas usam as mídias sociais para interagir com outras pessoas, por isso, o seu conteúdo deve ir ao ar com esse naipe de interação.

3- Uso excessivo de hashtags

Muitos negócios tendem a exagerar no uso de hashtags nas redes sociais, baseados em uma equivocada ideia de que assim o seu conteúdo irá ser apresentado para mais e mais usuários, algo que além de poluir visualmente a publicação, pode demonstrar que sua organização se sente desesperada para conseguir maior interação e atenção dos usuários.

Entenda que as hashtags são bem-vindas para as redes sociais, mas sem exageros, pois auxiliam na inserção da sua marca em temas ou discussões importantes, contudo o uso exagerado pode prejudicar e afastar clientes.

4- Imagens de baixa qualidade

Postar imagens de qualidade é crucial para uma gestão de redes sociais eficaz, mas, infelizmente, não é isso que acontece com muitas companhias, que publicam imagens de baixa qualidade e inadequadas para o seu ramo de atuação.

Esse tipo de erro ocasiona falhas para alcançar ou atrair o público desejado, seja em imagens de perfis, capa ou até mesmo em uma campanha, passando uma imagem de despreparo e falta de atenção com o cliente.

5- Ignorar a concorrência nas mesmas redes usadas

Você precisa entender o que seus concorrentes estão fazendo nas redes sociais, essa é uma maneira para entender o que funciona ou não.  

Assim, será possível desenvolver uma gestão de mídias sociais sólida, contundente e que conquiste resultados satisfatórios.

6- Focar somente no número de seguidores

Outro erro grave que as empresas, que não contam com uma boa gestão de redes sociais cometem, é dar importância apenas para quantidade se seguidores, mas nada adianta ter uma infinidade de usuários seguindo sua conta se a maioria não se interessa pela marca e não interage nos seus posts.

Lembre-se sempre que o importante é conquistar seguidores de qualidade, falo daqueles usuários que curtem, compartilham e comentam os conteúdos postados pela conta da marca, além disso, eles devem comprar seus produtos.

Como vimos não basta apenas estar nas redes sociais, é preciso saber o que fazer e como fazer.