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Gestão participativa:
Entenda o que é e como aplicar

Gestão participativa: Entenda o que é e como aplicar

Gestão participativa: Entenda o que é e como aplicar

A administração de empresas é uma evolução constante, regendo tendências de mercado e sempre buscando sair do convencional para crescer e expandir. Com isso, a tendência atual é seguir o modelo mais aberto e flexível onde o compartilhamento de experiências e ideias entre profissionais, independente da hierarquia, se torna cada vez mais relevante.
Cada profissional se torna um membro fundamental para o crescimento da empresa através da gestão participativa.

O que é Gestão Participativa?

Gestão participativa é o modelo administrativo que valoriza a participação de todos os colaboradores de uma empresa em seus processos de administração, processos estratégicos e tomadas de decisão da empresa.
Esse novo modelo de gestão, na prática, se sustenta em três pilares: colaboração, confiança e liberdade. Com isso, os profissionais se tornam parte importante de um projeto e atuam com o objetivo de impulsioná-lo, compartilhando suas ideias, analisando possíveis obstáculos, desenvolvendo soluções inovadoras.
A hierarquia é claramente suavizada, colocando em igualdade todos os colaboradores da empresa na troca de informações, em busca por soluções e tomadas de decisões.

Como colocar a Gestão Participativa em prática?

Para colocar em prática a gestão participativa, alguns passos importantes devem ser levados em consideração:

Converse com os colaboradores – Exponha abertamente esse novo modelo de gestão, analise como a equipe se comporta perante essa nova modalidade e se esse modelo se adequa com a empresa. Essa conversa é um excelente método de iniciar a participação de cada funcionário buscando opiniões e ideias novas. É muito importante que cada profissional esteja ciente do novo método de administração.

Estimule os colaboradores – Sugerir novas experiências disponibilizando oportunidades de interatividade, compartilhamento de ideias, experiências e conexões produtivas entre os colaboradores é importante para que todos os profissionais se envolvam nas mudanças.

Monitoramento – Monitorar a receptividade de cada funcionário é importante para validar esse novo modelo de gestão. Acompanhe, tanto individual quanto em grupos, para compreender as motivações e resistências para lapidar o modelo de gestão participativa e alcançar os melhores resultados.

Comemore os resultados positivos – Uma das melhores maneiras de motivar ainda mais os colaboradores é compartilhar e comemorar cada conquista positiva, por menor que seja. Reúna toda a equipe, parabenize a todos, estimule-os com bônus por resultado e exalte cada vitória. Além disso, é importante expor os pontos negativos para que toda a equipe possa aprender com os erros e continuar evoluindo para alcançar resultados cada vez melhores.

O grande objetivo da gestão participativa é a otimização dos processos e o aumento das vendas. Obtendo lucros maiores, todos saem ganhando.