Agência de marketing digital em São Paulo | Goodworks

#InstaTrends2023: Foco total no que é real

#InstaTrends2023: Foco total no que é real

Esse ano, o marketing digital deverá ficar antenado às principais tendências do Instagram, de modo que a própria plataforma já deu dicas do que vai bombar na rede em 2023. E, claro que se você quer um marketing digital certeiro para trabalhar sua presença no Insta, você deverá direcionar o seu marketing digital para corresponder a essas tendências, fazendo um marketing digital atrativo e interessante para o público.

Não importa qual o seu ramo de atuação e como você pretende evidenciar a sua estadia nessa rede social, algumas técnicas e estratégias devem ser aplicadas ao seu marketing digital para que essa ferramenta de propaganda dissemine ao máximo todas as informações que você deseja passar ao seu público-alvo.

Por isso, você precisa conferir a nossa lista de tudo que fará sucesso no Instagram ao longo do ano, desde técnicas de marketing digital até tipos de conteúdo que tendem a ter a preferência dos usuários.

O Instagram tem, ao redor do mundo, a impressionante base de 1,44 bilhões de pessoas que usam a rede. Logo é preciso entender como ele poderá nos ajudar a capitalizar as oportunidades de negócios.

Talvez uma das maiores mudanças para esse ano, seja o foco naquilo que é real, pessoas reais e vivências reais. Isso acontece porque muito vem se falando de como os conteúdos vinham sendo criados para passar uma ideia de vida que não correspondia à realidade dos usuários, não criando o sentimento de identificação com o teor das postagens, uma pecha que assombrou a plataforma por algum tempo.

Então, em 2023, invista em conteúdo real que faça o seu público olhar e pensar “eu me vejo nesse post, isso me diz respeito”.

Para além disso, é preciso mostrar a realidade como ela é, sem focar somente nos momentos bons e alegres, mas dividir com o público os dias difíceis, suas vulnerabilidades e sentimentos.

Tal tendência se ramifica e deve ser cada vez mais aderida por diferentes perfis (mesmo os que abordam temas como moda e estética), com influencers usando maquiagens mais leves, sem filtros pesados, gravando com pijamas e coisas do tipo. Nada daquela coisa artificial e montada que não imprime verdade ao espectador, pois ninguém acorda com o cabelo arrumadinho, roupas novas e engomadas.


O que vai ser tendência no Instagram em 2023?

1- Conteúdos pautados em sustentabilidade

Sobretudo para a geração Z, que é extremamente ligada ao conceito de reutilização, reciclagem, faça você mesmo, preservação do meio ambiente, etc.

Esse conteúdo pode ser aplicado a contas que trabalham com moda, maquiagem e outras coisas do cotidiano, que antes apelavam ao consumismo e agora preferem valorizar as questões ambientais sem deixar de faturar.

A exemplo de produtos cruelty-free, comércios com espaços pet friendly, empresas que repõem materiais oriundos da natureza, etc. Digamos, nesse sentido, que a beleza deve ser sustentável.


2- Causas sociais e ativismo

A amostra cultural da geração Z é majoritariamente ativista, focada em pautas inclusivas, acessibilidade e diversidade.

Adaptar o seu conteúdo aos novos tempos, demonstra que a sua marca é para todos, fazendo o seu marketing digital mais eficiente e dinâmico.

Mas é preciso haver verdade em você, se o público notar não haver interesse legítimo em apoiar determinada causa, ele rapidamente te abandona. Então, escolha uma causa com a qual sua marca se identifique de fato e trabalhe para apoiá-la.

Ações como legendar vídeos ou ter alguém que o traduz em libras, faz muita diferença na maneira como o público vai te ver durante esse ano.


3- Pautas sobre desenvolvimento financeiro

Estão muito em alta e tendem a crescer ainda mais, pois as novas gerações transformaram como aplicam, investem e geram o próprio dinheiro.

Além disso, uma proeminente parcela da juventude usa as redes sociais para ganhar dinheiro de alguma maneira. E, uma recente pesquisa do próprio Instagram apontou que boa parte dos usuários planejam ganhar dinheiro com algum projeto digital em 2023.

Estudos financeiros, empreendedorismo, e adaptação financeira farão sucesso esse ano.


4- Conexão real com os criadores

Em 2023 a comunidade irá valorizar muito o contato presencial com os criadores, seja em eventos de grande porte como CCXP, campeonatos de eSports ou em eventos locais de nicho específico.

Estes ambientes representam a oportunidade para os fãs encontrarem os criadores de conteúdo que acompanham e terem uma experiência real de interação com eles, onde não somente ouçam o influencer disseminando conceitos, mas possam trocar conhecimentos.

Ainda que a pluralidade de redes seja uma tendência forte nesse ano, os eventos presenciais vão dominar o cenário e criar vínculos reais entre criadores e espectadores.

Assim, ter um influenciador à frente da sua marca na internet é essencial para apresentá-la ao público esse ano.


Como me destacar no Insta em 2023?

No que tange às questões técnicas de marketing digital no Instagram, você precisa saber que as técnicas de SEO aplicadas às postagens, como nas legendas ou imagens, por exemplo, devem seguir parâmetros adequados para trazer o seu conteúdo à tona.

É possível posicionar a sua conta no Instagram com um conteúdo produzido profissionalmente via palavras-chave (fato que aumenta o seu alcance em 35% e duplica suas interações).

Além disso, dê a devida importância para as hashtags, fazendo um estudo sobre quais são as melhores para o segmento em que a sua empresa atua e quais o seu público costuma seguir.

Dependendo do tipo de publicação, opte por textos curtos e objetivos.

Confira se a sua biografia atrai ou afasta o usuário das redes e se ela ocasiona a empatia por você.

Saiba que mesmo dentro do seu público fiel, existem pessoas que preferem receber conteúdo via reels, enquanto outras querem uma rápida interação por fotos, por isso, diversifique como você publica e aposte em diferentes formatos.

Sobre as fotos, é importante saber que posts em formato de carrossel têm cerca de 25,71% mais alcance do que fotos solitárias.

Para as lojas e prestadores de serviço que fazem comércio pelo Instagram, vale a questão da interação e experiência do cliente. Logo, a transação comercial não deve ser o único foco da sua conta, não importando o que você vende, mas como vende. Antes de vender seus produtos e serviços propriamente ditos, venda emoções e experiências.

Por fim, os stories são muito importantes para você, não apenas para a divulgação de conteúdo postado no feed, mas para a disseminação de informações rápidas, fatos relacionados a sua atividade, cases de sucesso do dia, acontecimentos importantes no segmento, etc.


Saber gerir a sua conta no Instagram em 2023 fará total diferença entre o sucesso ou insucesso das suas campanhas durante o ano.