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Marketing digital: Como definir quais os objetivos

É certo que hoje a internet se encontra cada vez mais competitiva para o mundo dos negócios, que leva seus produtos aos clientes através do marketing digital, porém se notam propagandas com conteúdo saturado e repetitivo, acerca dos mais variados assuntos. Dentro do contexto do marketing digital, para que um trabalho se diferencie dos demais e que tenha uma identidade própria, é fundamental que se faça uso de uma forma correta, definindo, quais são seus objetivos de marketing digital, dando assim direcionamento aos negócios.

Numa infinidade de possibilidades em que se apresenta o universo do marketing digital, saber encontrar a direção correta que norteie suas ações para um rumo assertivo, pode não ser uma das tarefas mais fáceis, pois, nem sempre seguir os passos de outras empresas do ramo, pode significar uma solução, uma vez que o que dá certo a eles, pode não causar o mesmo resultado com você e sua empresa.

Então iremos enumerar etapas de como você pode definir seus objetivos e traçar metas de marketing digital focando naquilo que realmente é importante para estabelecer um plano de ação que te leve ao sucesso dentro da internet.

1- Alcançar a obtenção de resultados.

marketing digital possui um leque de ramificações e caminhos que podem ser percorridos, logo, saber identificar qual caminho se encaixa na necessidade do seu negócio é absolutamente importante para que fique claro qual o foco da marca.

Então, o primeiro passo é identificar o ambiente onde sua marca está inserida e em seguida, estabelecer os parâmetros de como o marketing digital será usado para alcançar esta meta.
Logo, fica evidente que você deve entender que o resultado, para uma empresa significa lucro, obtido através de: aumento de vendas, fidelização de clientes, bom relacionamento com fornecedores e colaboradores etc.

Também considere que no momento de deixar claro o papel do marketing digital no seu negócio, o quão maduro está este setor dentro da sua empresa, se a sua empresa for nova, de certo o marketing ainda é um setor iniciante, que está se moldando agora, por tanto, acreditar que logo de início os resultados serão astronômicos está um tanto quanto fora da realidade a não ser que seu investimento seja muito alto. Por outro lado, caso sua empresa tenha um certo nome e um histórico de marketing, é possível se valer destas informações para traçar um novo plano de ação que forneça condições ideais para definir as metas de como este contribuirá na estratégia para alcançar seus objetivos.

2- Entender seu mercado de atuação.

Etapa de suma importância, pois o marketing digital possui o poder de se aprofundar no mercado de atuação e dispõe de recursos de leitura dos prospects, leads e clientes.
Inicialmente seu departamento de marketing deve saber identificar e conhecer a fundo seu público-alvo, só assim você pode criar uma estratégia ideal que se adeque ao perfil dos seus consumidores e crie engajamento entre o público e o negócio.

Logo, você precisa conhecer bem quem é seu potencial cliente e entregar a ele exatamente aquilo que ele procura, apresentando você como o detentor da solução para a necessidade dele e se colocando como alguém que entende o que o este pensa. Esta é uma ótima oportunidade de enriquecer seu conhecimento acerca do público que te acompanha, bem como estabelecer entre eles um padrão de comportamento e perceber o papel que a sua marca desempenha no dia a dia deles.

Além disso, o marketing digital deve identificar quais palavras chaves e termos técnicos precisam ser priorizados na divulgação de conteúdo para que seu negócio seja encontrado na internet, uma vez que, o buscador de pesquisas é a praça digital de exposição do seu negócio, o número de vezes que sua marca aparece nas pesquisas, definirá o quão bem localizado você está.

Atualmente existem dois meios principais para aparecer bem localizado no ranking de pesquisas do Google: textos SEO e mídia paga, a primeira opção engloba resultados a médio e longo prazo, para tal, você deve criar conteúdo interessante e relevante no seu site, e, de preferência inéditos. Para a segunda alternativa, podemos dizer que é focada em resultados a curto e médio prazo e requer investimento em campanhas ADS que façam sua marca aparecer como um anúncio para o seu público.

Lembramos que a Goodworks trabalha com ambos os modelos de marketing digital, de acordo com o que for melhor para o cliente.

3- Qualificação de potenciais clientes por meio de conteúdo específico.

Nesta etapa, já sabemos nosso público-alvo, o que ele procura e quais termos empregaremos no nosso conteúdo de modo a educá-los para que tudo se encaminhe à venda, então iremos trabalhar com os leads qualificados.

marketing digital tem o papel de filtrar os contatos feitos pela empresa, de modo a preservar aqueles que são relevantes e desejáveis e ir nutrindo-os com conteúdo personalizado que vise explorar os problemas e necessidades que os clientes possuem, para que assim que os leve cada vez mais próximos de consumir seu produto.

Seu conteúdo deve soar como uma experiência ao cliente, como uma jornada de descoberta, onde ele reconhece o problema, passando a te considerar como a solução deste e se decidindo pela compra do seu produto, como uma forma de sanar sua necessidade.

4- Fidelização

Neste momento você já possui uma audiência atenta ao que você diz, mas está na hora de fazê-los se apaixonarem pelo que você lhes passa.

Saiba sempre como se comunicar com as bases, atualmente as redes sociais e newsletter representam os principais meios de manutenção da ligação entre a marca e o cliente.

Nas redes sociais, se atente ao formato das publicações, pois, por mais que para você seja uma ferramenta de propaganda, para o cliente elas representam um espaço de descontração e diversão. Social Posts e Marketing Posts devem ser feitos de modo aproximarem mais ainda seu cliente.

Já o Newsletter se utiliza de e-mails em forma de cartas que se adaptam bem aos meios corporativos, permitindo uma comunicação mais formal, que facilita o envio de propostas.

Por fim, o importante é que durante a definição de quais estratégias serão traçadas em prol dos objetivos da empresa você tenha domínio de todas as ações disponíveis e que se enquadram as suas necessidades de venda.

E nestas horas você pode contar sempre com a Goodworks, que atua nas mais diversas áreas de marketing digital com foco total em resultados que elevam a marca do nosso cliente a seu potencial máximo.

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