Para que as campanhas de marketing digital de redes sociais sejam realmente precisas é extremamente importante o acompanhamento das métricas para que as estratégias possam ser direcionadas de maneira certeira.
Acompanhar os resultados é fundamental para analisar as oportunidades de melhorias, aumentar investimentos ou realizar ajustes para melhorar a performance da companha.
Marketing digital: Quais métricas são importantes para as redes sociais
Cada plataforma de rede social possui sua particularidade, porém todas contam com uma área de análise de métricas, o que é muito importante para analisar o desempenho das campanhas:
Alcance – É o número que usuários que visualizam o seu conteúdo, ou seja, mostra quantas pessoas viram determinada postagem. É importante acompanhar o alcance para saber se está direcionando tráfego suficiente para um site, blog, loja virtual ou meio de comunicação como WhatsApp.
Impressões – É o número de vezes que seu conteúdo foi exibido. Diferente do alcance, as impressões mostram todas as vezes que seu conteúdo foi exibido, ou seja, se um usuário visualizou o conteúdo postado 3 vezes, esse número será contabilizado nessa métrica.
Engajamento – É o número de seguidores e fãs de seu perfil que interagem com sua publicação. Por exemplo, se seu perfil possui 10 mil seguidores ou inscritos e 1000 desse seu público curte, comenta ou compartilha sua publicação, o seu engajamento é de 10%. Isso faz com que o engajamento seja uma das métricas mais importantes para as redes sociais, pois não adianta ter uma quantidade muito grande de seguidores ou inscritos se eles não interagem com suas publicações.
Leads gerados – É a quantidade de conversões de visitantes para potenciais clientes. Os leads são pessoas interessadas em contratar seu serviço ou comprar um produto de sua empresa.
Taxa de conversão – É o número de pessoas que passaram de uma etapa para outra do funil. É o momento em que um lead realiza a ação que você planejou. Essa ação pode ser variada como o preenchimento de um formulário, realizar um cadastro, fazer download de um conteúdo, entre outros.
Taxa de rejeição – Mostra o quanto o seu público está rejeitando seu conteúdo. Ou seja, é a porcentagem de acesso ao seu conteúdo, mas que não realizaram nenhuma interação ou realizaram ações negativas como descurtidas, denúncias como spam ou que bloquearam o seu conteúdo no feed. Essa métrica é importante para poder ajustar e melhorar o conteúdo de suas publicações.
ROI (Retorno Sobre Investimento) – Mensura o quanto a empresa teve de retorno ao atrair seguidores, aumentar o número de vendas, etc. Essa métrica possibilita saber se o investimento está sendo bem direcionado e permite ajustar o investimento para as estratégias que estão tendo sucesso.
CPL (Custo por Lead) – Mostra o custo necessário para gerar cada Lead, ou seja, mensura a quantidade de potenciais clientes foram obtidos pelas estratégias de marketing digital.
CTR (Click Through Rate) – Indica a taxa de cliques obtidos em anúncios de redes sociais. É muito importante para analisar o desempenho dos anúncios e divulgações.
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