O funil de vendas é um modelo estratégico do marketing digital que mostra a jornada de um cliente desde o primeiro contato até a concretização da compra. Ou seja, é a representação de todo o caminho que o cliente percorre até a realização da compra.
No marketing digital, o processo de compra é uma jornada e acontece por etapas, ou seja, o cliente passa por momentos que o fazem amadurecer para a decisão de compra.
Topo do Funil de Vendas – É o momento em que o cliente tem uma necessidade ou vontade e passa a pensar na possibilidade de algum produto ou serviço que vá atender essa necessidade ou vontade. É a fase do aprendizado e a descoberta.
Meio do Funil de Vendas – É momento de pesquisar e amadurecer a ideia de realizar a compra. É o momento em que o potencial cliente se torna um lead. É a fase do reconhecimento do problema e a consideração da solução.
Fundo do Funil de Vendas – É o momento da realização da compra. Depois de todas as considerações, pesquisas, análises e avaliações sobre a solução, ele toma a decisão da compra. Posteriormente, a recomendação após a compra.
Existem 3 passos fundamentais de como criar um funil de vendas:
1 – Mapeamento da Jornada de Compra – O objetivo é descobrir quais as necessidades, comportamento e níveis de contato e interação dos seus leads. Ferramentas como sites, blogs, redes sociais e lojas virtuais você pode refinar as informações para entender como cada plataforma move até o fundo do funil de vendas. É possível fazer o mapeamento de forma automatizada utilizando ferramentas específicas para isso.
2 – Definição de Milestones – Após o mapeamento, é preciso definir os marcos que mostram que um cliente amadureceu e está mais consciente de que seu produto ou serviço por solucionar suas necessidades. As milestones são importantes para saber exatamente quando o cliente passou para a etapa seguinte do funil de vendas, e dessa forma, utilizar estratégias para convencê-lo a passar para a última etapa do funil de vendas que é a decisão de compra.
3 – Definição das Etapas do Funil de Vendas – Seu objetivo é dar suporte à jornada de compra, possibilitando as estratégias necessárias para que o lead avance do topo para o fundo do funil de vendas. Com isso, é possível criar os gatilhos certos e estratégicos para que o lead avance pelas etapas.
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Desenvolver um funil de vendas é um trabalho que necessita de experiência, estratégias e ferramentas capazes de otimizar a jornada de compra, e dessa forma, aumentar as vendas e o faturamento de sua empresa.
Portanto, é crucial contar com a ajuda de uma Agência de Marketing Digital como a Goodworks para realizar o serviço com excelência.