O marketing digital se aplica a cada aspecto da sua atuação na internet e, ainda que muitos acreditem que o marketing digital se limita somente ao anúncio de produtos e serviços, o marketing digital está presente em todas as etapas da interação do público com as suas mídias digitais, sites, blogs, etc., pois até a identidade visual da sua web page precisa seguir princípios pautados no marketing digital.
Um dos elementos mais importantes na composição do seu marketing digital é o template do seu site, sendo sobre ele o artigo a seguir. Confira!
O que é template?
Se trata de uma página previamente projetada ou um conjunto de páginas em HTML que qualquer pessoa pode usar para adicionar as informações necessárias na criação do site.
É geralmente criado com código HTML e CSS (utilizado para estilos de layout e fonte).
Isso faz com que o site possa ser listado nos mecanismos de pesquisa a fim de permitir aos usuários a busca por produtos e serviços específicos.
Esse recurso é usado por quase todos os criadores de sites e plataformas de gerenciamento de conteúdo.
Por serem sites praticamente prontos, podem ser usados na forma como se encontram ou personalizados de acordo com a necessidade das empresas, o que comumente acontece.
Existem diferentes modelos de templates, que são aplicados às mais diversificadas situações e finalidades.
Com eles você pode criar e personalizar o site da sua empresa, gastando menos e localizando melhor a sua página.
Considerações para criar um template
Templates de site podem ser obtidos por download de arquivos zip ou por plataformas específicas, podendo ser responsivos, adaptativos ou estáticos quanto ao design.
Além disso, a extensão do arquivo pode ser em .html, .htm, .php ou .asp, sendo, em todos os casos, construídos em código HTML ou CSS e tendo suas peculiaridades.
Com tantas opções, muitas pessoas podem se questionar qual delas representa o modelo ideal para sua empresa, por isso, devem consideradas algumas questões:
– Pesquisa
É preciso buscar conhecer os padrões e interfaces, além das tendências dos sites na atualidade. Existe uma razão para os sites apresentarem distintas aparências e personalização, logo, esse é o ponto de partida para começar a escolher o template do site da sua empresa.
– Prototipagem
A aparência final do site é definida já no início do processo de escolha do template, demandando conhecimento e atenção nas primeiras etapas do processo de criação.
– Design
O design é escolhido antes da inserção dos códigos, requerendo pleno domínio do que faz sucesso no momento entre os usuários.
– Codificação front-end e back-end
Aqui os desenvolvedores vão transformar o seu site em algo realmente funcional, indicando suas funções práticas.
O template do site pode ajudar ou atrapalhar o usuário durante a navegação, por isso, sua equipe de marketing digital deve estar atuante desde o primeiro momento da elaboração do site.
Uma página que demora para carregar, não abre arquivos, possui links que não funcionam e não se adapta a toda plataforma de visualização, certamente espanta o seu cliente e passa uma imagem negativa da sua empresa para o público.
Em contrapartida, um site responsivo, com template atraente e funcional, evidencia cuidado e atenção com o cliente, mostrando a ele que é bem-vindo e pode contar com você. Ademais, com sites funcionais você reforça a imagem de autoridade no segmento perante o cliente, deixando claro que ele pode confiar em você, aumentando, por indução, o volume das suas vendas.