Todo mundo tem uma empresa preferida, seja uma loja em que você adore comprar e que sempre vai achar os produtos de que precisa ou um restaurante que é frequentador assíduo porque lá serve seu prato preferido, e ainda faz questão de recomendar para todo mundo e expor a satisfação nas redes sociais.
Essa fidelidade faz parte das estratégias de retenção de clientes aplicadas pelas empresas, que dessa forma, conseguem manter um faturamento constante com vendas recorrentes. Independente do setor, qualquer empresa pode aplicar as estratégias de retenção de clientes.
Retenção de clientes se define na manutenção do vínculo de um cliente com a empresa, ou seja, significa utilizar estratégias para manter os clientes fiéis e incentivá-los a seguir consumindo o que sua empresa tem a oferecer.
Os benefícios de uma boa estratégia de retenção de clientes são inúmeros, inclusive, com relação aos gastos, pois reter um cliente já conquistado é mais barato do que conquistar novos clientes.
É mais fácil vender para um cliente com quem já possui um relacionamento em andamento. Além disso, a fidelização gera um marketing espontâneo, a famosa propaganda boca a boca, agora ambientada nas redes sociais, onde o cliente expõe positivamente sua marca online, ajudando na captação de novos clientes.
Onboarding de clientes – A empresa acolhe e orienta o cliente sobre o uso de produtos e serviços. Esse suporte faz com que os clientes tenham a melhor experiência possível, desde o primeiro consumo. É uma forma de agregar valor à experiência na jornada de compra, fazendo com que a pessoa perceba as vantagens de consumir em sua empresa, gerando assim, a retenção desse cliente.
Atendimento – Excelência no atendimento gera confiança, fazendo com que o cliente se sinta seguro com seus produtos e serviços, sabendo que caso haja algum problema, ele terá todo o suporte necessário para obter a solução.
Ferramentas de CRM – São grandes aliadas no processo de retenção. É possível personalizar o atendimento individual de maneira que o cliente se sinta acolhido e importante para sua empresa. Isso gera um profundo conhecimento sobre ele, dando a capacidade de acessá-lo de maneira eficiente, oferecendo tudo que ele necessita.
Feedbacks – Entender como anda a satisfação de cada cliente é fundamental para a estratégia de retenção. Abrir canais de comunicação para que o cliente possa dizer como se sente em relação à sua empresa, produtos ou serviços é importante para direcionar as estratégias que garantam a satisfação.
Valorização da Marca – Uma parte importante da estratégia de retenção de clientes é nunca deixar de lado o foco na qualidade dos produtos e serviços. Mostre que seus produtos e serviços podem agregar grande valor à vida das pessoas, estreite os laços com seus consumidores se comunicando e mostrando que o que sua empresa oferece é essencial para a vida deles.
Mensuração de resultados – Saber se sua empresa está indo no caminho certo é fundamental para o sucesso das estratégias de retenção de clientes. Acompanhar métricas e indicadores para obter informações valiosas do andamento das estratégias de marketing permitirá as tomadas de decisões corretas para direcionar de forma eficiente as estratégias de retenção.
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