Agência de marketing digital em São Paulo | Goodworks

Twitter: Tudo está para mudar! | Entenda a influência geopolítica dessa rede social

Twitter: Tudo está para mudar! Entenda a influência geopolítica dessa rede social

O Twitter claramente se tornou um meio de moldar a influência da geopolítica global. Pois, o Twitter vem se tornando uma importante ferramenta não só de comunicação, mas de combate a disseminação de falsas informações.
A proposta do Twitter ao dispor de um ambiente onde através de pequenos textos, podemos tecer conversas em tempo real, provavelmente seja um de seus maiores diferenciais, tendo sido adotado por artistas, músicos, políticos e outras celebridades mundo a fora.

Isto se dá pelo tempo de em que a plataforma permite que uma publicação atinja metade de seu engajamento total. Chamamos isto de “meia vida”, e, no Twitter ela costuma a durar 20 minutos, o que é muito menos do que as 20 horas do Instagram por exemplo.

Sendo assim o alcance das publicações, abrange um número maior de pessoas de uma forma mais rápida, então os textos são atualizados imediatamente e dispostos na ordem em que foram publicados. Dando a rede social poder de verificação de notícias e armazenamento de histórico de registros que podem interferir na dinâmica global, ainda mais quando falamos a respeito de censura e independência nestes tempos de comunicação digital.

O Twitter se consolidou como uma rede social de comunicação que dá voz às pessoas, onde quando um fato ocorre e é noticiado na plataforma, as pessoas que presenciaram este fato têm o poder de confirmá-lo ou desmentir este. Isso descentralizou os antigos meios de comunicação como, rádio e televisão, onde ao receber a notícia, o usuário nem sempre tinha a oportunidade de comentá-la.

Isto de fato democratizou o acesso à informação, onde a população em si se une para formar modos de tornar a disseminação de fatos, algo de maior confiança a quem os recebe.

Também, podemos apontar que a rede, funciona como voz a pessoas que vivem em regimes totalitários, onde o acesso ao que se passa fora, é proibido, como abemos que ocorre com governanças extremistas ao redor do mundo.
Vemos em seus perfis, informações que proclamam o sucesso daquele modo de governo, ao passo que hoje, sabemos que não passa mera propaganda, uma vez que alguns poucos habitantes conseguem meios de expor a realidade.
Esta talvez seja uma das maiores qualidades do Twitter, que, aparentemente, vem sendo ofuscada pelo controle que moderadores da plataforma possuem sobre o que fica e o que sai da rede.

Neste mundo onde a informação acontece de uma forma tão rápida e direta, a rede social ganhou o poder também de influenciar o pensamento social acerca de vários assuntos, como: política, cultura, costumes e ideologias.
Porém, com estas grandes vantagens, vieram também pessoas de má intenção que se comprazem em disseminar desinformações e achismos sobre quaisquer temas possíveis, sem ter a mínima base de conhecimento sobre o assunto e com o intuito de ganhar vantagens através de falsas premissas.
Um exemplo disso foi a quantidade de informações irreais a respeito da pandemia, de como o vírus se alastrava e posteriormente fomos confrontados com uma quantidade absurda de falsas notícias sobre os efeitos das vacinas.

Também podemos destacar que essa quantidade ilimitada e exacerbada de informações que chegam até nós, são a causa do desencadeamento de crises de ansiedade nas pessoas, os estudiosos que trabalham com saúde mental alertam a respeito de uma mudança global de comportamento e um crescente número de pessoas com ansiedade, depressão e outras síndromes psicossomáticas, após o advento e popularização das redes sociais.

O fato é que o Twitter se firmou como uma ferramenta que lança tendências, sejam comportamentais ou sobre ideias, a rede se consolida a cada dia como um meio de formação de opinião global, cabendo sempre ao usuário decidir o que é sensato ou não.
Mas não se engane, isto é só o começo, ainda veremos muitas mudanças dentro da geopolítica mundial ocasionadas pela influência da internet.

 

Open chat